O enceramento da gestão 2017/2020 e as obrigações que devem ser cumpridas parte dos secretários municipal de Saúde foram os temas centrais de uma reunião ordinária do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 03ª Região de Saúde de Ponta Grossa/PR. Realizado de maneira presencial na última quarta-feira (2) no município de Castro/PR, o encontro respeitou todos os protocolos de segurança, cuidado e prevenção referente à Covid-19.
“Sabemos que muitas vezes a demanda em cima de cada gestor de saúde é de certa forma desumana, onde a necessidade dele estar a par de todos os assuntos é imprescindível. Diante disso, promover um espaço como este que o Cresems está proporcionando para que ele se sinta acolhido, possa externar suas dúvidas e também receber apoio é de vital importância para que o seu bom trabalho continue acontecendo”, cita Maria Lídia Kravutschke, presidente do Cresems da 03ª Região, sobre a importância do espaço de discussão e orientação aos gestores nas tomadas de decisões em favor do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de promover a interação acerca dos temas já citados, os participantes também se aprofundaram no debate referente à manutenção dos serviços da Atenção Básica e Urgência e Emergência em suas localidades, principalmente pelo atual cenário de pandemia da Covid-19 e também pela situação epidemiológica da dengue em todo o Estado. A diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde), Pâmella Conceição de Holleben Pechut Costa, também participou do debate.
“Em nome de todos os municípios que integram a 3ª Região de Saúde do Paraná, finalizo agradecendo também todo o empenho e trabalho da apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) para a nossa região, Ediane de Fátima Mance, para os encaminhamentos juntos aos nossos municípios”, cita Maria Lídia Kravutschke, presidente do Cresems da 3ª Região.
Situada na Macrorregional Leste, a 03ª Regional de Saúde tem população estimada em cerca de 570 mil habitantes, sendo composta pelos municípios de Ponta Grossa (cidade polo), Arapoti, Carambeí, Castro, Ivaí, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, São João do Triunfo, Porto Amazonas e Sengés.

Categorias: NOTÍCIAS