O Projeto Safety – programa de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que realiza o estudo das recomendações de proteção e segurança desde o início da pandemia do coronavírus, publicou na última semana a oitava edição do Boletim Informativo que aborda a Covid-19 no Brasil e no mundo.
Dividido em quatro seções que nesta edição estão distribuídas ao longo de 39 páginas, o documento compila em sua primeira parte os dados e informações detalhadas referentes à doença e a atual situação epidemiológica em todo o mundo, nas Américas, Brasil e no estado do Paraná, oferecendo alertas e evidências científicas atuais traduzidas e analisadas.
Na segunda parte, o periódico evidencia estudos importantes veiculados durante os últimos dias. Dentre eles, destaca-se o estudo sobre a vacina 100% brasileira produzida pelo Instituto Butantã. O cronograma de vacinação e a importância de um calendário eficiente assim como a projeção acerca do aumento do número de mortes decorridas da doença no segundo semestre deste ano também são algumas das temáticas também abordadas.
Já na seção 3 está de volta o Papo Jurídico, que aborda a discussão sobre a Lei 14.125/21 e a possibilidade de compra de vacinas pelo setor privado. Os erros de vacinação e a segurança do paciente são os temas da Dica Sefety, item que compõe a seção 4 do periódico.
Uma entrevista com duas profissionais que participaram da pesquisa intitulada “Os trabalhadores invisíveis da Saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil”, projeto da Fiocruz para conhecimento e análise das condições de trabalho, de vida e saúde mental dos denominados “trabalhadores invisíveis da saúde” concluem esta edição do Boletim.
Acesse https://bit.ly/3a1lWpx e faça a leitura do Boletim na íntegra.