20ª Região de Saúde de Toledo/PR: Discussão da Linha de Cuidado em Saúde Mental reúne Regional de Saúde, gestores e equipes técnicas no Oeste do Paraná

Por cosemspr - 04 de outubro de 2021

Em: ATENÇÃO EM SAÚDE

Um encontro técnico formulado para a discussão da Linha de Cuidado em Saúde Mental nos municípios que integram a 20ª Região de Saúde de Toledo/PR reuniu na última sexta-feira (3) de maneira presencial, integrantes da Regional de Saúde de Toledo/PR, Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), gestores locais e equipes técnicas dos municípios que integram a região de saúde toledense. O evento contou ainda com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).

Objetivado para o repasse de informações e a construção conjunta dos fluxos inerentes aos processos de trabalho específicos da 20ª Região de Saúde – possibilitando ainda a qualificação e resolutividade das ações/serviços de Saúde Mental para a região, a atividade marcou também a celebração do Setembro Amarelo 2021 – campanha iniciada no Brasil em 2015 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o suicídio e evitar o seu acontecimento.

Incumbida pelo acolhimento inicial aos participantes, a coordenadora da Atenção Básica da 20ª Regional, Simone Longo Zelnh também foi a responsável por fomentar o diálogo acerca de temáticas como a Linha de Cuidado em Saúde Mental – atualização do Instrumento de Estratificação de Risco; contextualização epidemiológica sob a ótica regional; apresentação dos índices de auto violência, óbitos por suicídio e os números associados à Saúde Mental – confrontando os dados apresentados com dados nacionais/mundiais.

A Coordenadora concluiu o primeiro ponto de pauta apresentando o slogan do Setembro Amarelo 2021 e realizando um comparativo entre a Estratificação de Risco e a Classificação de Risco – descrevendo tópicos do Instrumento de Estratificação de Risco em Saúde Mental (ERSM), além do passo a passo do Instrutivo para aplicação do Instrumento de ERSM.

Na sequência, Zelnh conduziu os participantes à abordagem do planejamento das capacitações na Linha de Cuidado em Saúde Mental com a Rede de Atenção Psicossocial em cada localidade da 20ª Região – apresentando as referências e as propostas de credenciamento de Serviços de Saúde Mental junto ao Ministério de Saúde, à Macrorregião Oeste e ao estado do Paraná. A atividade foi concluída com o diálogo acerca da Portaria Nº 3.090/2011 – texto que alterou a Portaria nº 106/2000 e versa sobre o repasse de recursos de incentivo de custeio e o custeio mensal para implantação e/ou implementação e funcionamento dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).

Localizada na Macrorregional Oeste, a 20ª Regional de Saúde possui população estimada em 400 mil habitantes. Compõe a subdivisão atualmente os municípios de Assis Chateaubriand, Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites