08 de abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por cosemspr - 08 de abril de 2021

Em: NOTÍCIAS

Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

Atualmente, o câncer é a principal causa de mortes em todo o mundo. No Brasil, o câncer de pele é o mais incidente, seguido pelos cânceres de mama, próstata, colorretal (intestino), pulmão e estômago – de acordo com informações do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP).

Para 2021, a estimativa é que ocorram 625 mil casos novos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Uma das situações que podem impactar na incidência da doença na vida de um indivíduo é o seu estilo de vida. Maus hábitos como a ingestão de carne vermelha em excesso, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas – somados à fatores genéticos, contribuem para o desenvolvimento da doença.

O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de prevenção.

Agende seus exames! Não perca tempo! Previna-se!

Acesse através do link abaixo uma seleção de 21 perguntas e respostas sobre fatos relacionados à prevenção, causas e tratamento do câncer, documento produzido pelo próprio INCA.

https://bit.ly/2Q9hlKM

*Com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites