Representantes dos hospitais localizados nos municípios-sede das microrregiões de saúde que integram a 10ª Região de Saúde de Cascavel/PR, Regional de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (CISOP) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), se reuniram de maneira presencial na última terça-feira (14) para a avaliação do projeto piloto que visa a realização de Cirurgias Eletivas nas sedes de microrregiões dos municípios de abrangência do CISOP.
Implementado em 2019 através da Resolução Nº 023 com ampla discussão nos territórios – incluindo conversas junto ao Ministério Público e gestores municipais, o Projeto de Atendimento de Cirurgias Eletivas de Média e Baixa Complexidade vai possibilitar o atendimento exclusivo de pacientes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para as especialidades da Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia e Cirurgia Pediátrica.
Em um primeiro momento, a iniciativa beneficiou as microrregiões de Corbélia/PR e Nova Aurora/PR, e atualmente caminha para uma ampliação em favor das demais microrregiões de saúde, podendo se consolidar como uma imprescindível política regional de cirurgias eletivas.
“Felizes em poder dialogar e empenhar esforços para que a iniciativa beneficie o maior número de municípios da nossa região de saúde. Parabenizamos ao Cisop, Regional de Saúde, Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cresems) e a todos os profissionais de saúde dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) que já abraçaram o projeto – como o Hospital Santa Simone (Corbélia/PR) e o Instituto Aurélio Regazzo (IDAR – Nova Aurora/PR”, conclui a secretária de saúde corbeliana e presidente do Cresems cascavelense, Cleide Teresinha dos Santos Messias.
A 10ª Região de Saúde está localizada na Macrorregional Oeste do Paraná, tendo sua população estimada em 510 mil habitantes. Além do município sede de Cascavel/PR, fazem parte da subdivisão as localidades de Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Nova Aurora, Quedas do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.
Categorias: NOTÍCIAS