12ª Região de Saúde: Encontro possibilita discussão de Instrumentos de Planejamento para São Jorge do Patrocínio/PR

Por cosemspr - 27 de maio de 2021

Em: NOTÍCIAS

A discussão dos instrumentos para o planejamento e gestão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para o município de São Jorge do Patrocínio/PR – localidade que integra a 12ª Região de Saúde de Umuarama/PR, reuniu na última terça-feira (25) a apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) para a região, Regina Peron, para um diálogo junto a gestora de saúde local, Sônia Gouveia Eschembach, e representantes da área diretiva, técnica e de planejamento do Hospital Municipal Agnaldo Gouveia—encontro que contou ainda com a participação de enfermeiros da Atenção Básica (AB) e da Vigilância Epidemiológica do município patrocinense.

Acolhidos pelo prefeito José Carlos Baraldi na oportunidade, os presentes puderam debater todas as etapas relacionadas ao planejamento para a localidade, promovendo também uma avaliação das atuais metas estabelecidas e pactuadas no Plano Municipal de Saúde (PMS). Um momento especial dedicado às discussões de itens da Atenção Básica – Previne Brasil, Financiamento da AB e a Política Nacional de Atenção Básica, entre outros, também foi oportunizado.

Atualmente, temáticas como o Plano de Saúde e as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão são os itens que compõem os instrumentos para o planejamento e gestão no âmbito do SUS. Essas ferramentas se interligam sequencialmente compondo um processo cíclico para uma operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS, exigindo o cumprimento dos prazos e também a observação dos gestores quanto a lógica desse ciclo de planejamento no setor saúde.

A 12ª Região de Saúde está situada na macrorregional noroeste do Paraná, tendo sua população estimada em 260 mil habitantes. Além de São Jorge do Patrocínio, compõem a subdivisão os municípios de Umuarama, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, Tapira e Xambrê.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites