13ª Região de Cianorte: Oficina de Territorialização ajuda criar novas estratégias de Saúde em São Tomé/PR

Por cosemspr - 04 de novembro de 2021

Em: ATENÇÃO EM SAÚDE

Profissionais de saúde do município de São Tomé/PR – cidade que integra a 13ª Região de Saúde de Cianorte/PR, participaram na última terça-feira (28), de uma oficina sobre Territorialização, encontro que contou com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) para a sua realização.

A Territorialização do Sistema Único de Saúde (SUS) significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território – que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades, organizar os serviços. A sua discussão e o diálogo sobre suas possibilidades buscam estabelecer áreas geográficas de responsabilidade e atuação das equipes de saúde.

Na ocasião, a iniciativa proporcionou aos participantes um espaço para a ampla discussão acerca dos processos e também para a contribuição do fortalecimento da concepção do território em saúde.

A iniciativa foi estruturada de forma a trabalhar uma série de estratégias e etapas de planejamento – diagnóstico; identificação e priorização dos problemas de saúde e programação; operacionalização e monitoramento das ações de saúde – indissociável ao processo de identificação do território e suas possibilidades, entre outros, estimulando a participação ativa dos entes no processo de construção coletiva do conhecimento por meio de uma abordagem mais participativa e colaborativa, valorizando a integração.

Participaram do encontro a apoiadora regional do Cosems-PR, Márcia Benedet; e a gestora de saúde local – Vera Lúcia Garcia, além de agentes comunitários de saúde, enfermeiras, assistentes sociais e técnicos de enfermagem do município são-tomense.

Localizada na Macrorregional Noroeste do Paraná, a 13ª Região de Saúde tem sua população estimada em cerca de 155 mil habitantes. Além de São Tomé, compõem a subdivisão atualmente os municípios de Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, Tapejara e Tuneiras do Oeste.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites