14ª Região de Saúde: Apresentação de Guia Orientador Regional da Rede Materna reúne gestores, Regional e Consórcio de Saúde em Paranavaí/PR

Por cosemspr - 04 de janeiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

Entender as necessidades de uma melhor organização com relação ao atendimento oferecido às gestantes desde a Atenção Básica até a especializada, atento para as necessidades específicas da própria região. Foi pensando nesta questão que gestores de saúde dos municípios que integram a 14ª Região de Saúde de Paranavaí/PR, equipe médica e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Cis-Amunpar) e técnicos da Regional de Saúde, se reuniram no último dia 15 para a apresentação, debate e aprovação de um Guia Orientador Regional da Rede Materna, voltado especificamente para o atendimento de gestantes do grupo de alto risco, risco intermediário e risco habitual.
Realizado na sede da Cis-Amunpar em Paranavaí/PR, o tema foi pauta integrante do encontro do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) local, e a sua apresentação foi conduzida pelos seus idealizadores, médicos Pedro Abdou Yones e João Guilherme Tonon Magnani, responsáveis pelo atendimento materno infantil no Consórcio. Na sequência, o tema foi discutido e pactuado na Comissão Intergestores Regional (CIR).
“A nossa principal motivação para a criação do Guia foi a busca por uma conduta uniforme entre os setores de atendimento às gestantes com algum tipo de risco, de modo que as pacientes pudessem chegar à consulta na atenção ambulatorial especializada com os exames e controles já realizados, adiantando uma etapa e o tratamento a ser realizado, além de ter manejo concordante e embasado entre o pré natal básico—realizado por médicos clínicos gerais, que, não raramente, têm dúvidas quanto a indicação de algumas medicações, exames e condutas, e o de alto risco. Sendo assim, o guia serve como suporte ao médico no seu atendimento diário”, explica o Dr. Pedro Abdou Yones.
De acordo com o profissional, o documento foi concebido pensando no atendimento à Atenção Primária em Saúde (APS) a partir do entendimento de quais eram as maiores dificuldades das gestantes locais, ao longo dos anos. Basicamente, o documento orienta aos profissionais de saúde de forma a padronizar os protocolos de atendimento médico às gestantes na APS, antes que o encaminhamento ao Consórcio aconteça. O Guia ainda absorve traços do Programa Rede Mãe Paranaense no que diz respeito a exames, tudo adaptado para a realidade regional.
“O nosso guia foi produto de muito estudo e revisão bibliográfica, de forma que conseguimos sintetizar em pequenos textos e fluxogramas parte do manejo clínico das condições adversas mais comuns da gestação, sempre voltado à realidade da nossa região. Através do Guia, pretendemos reduzir ainda mais a taxa de mortalidade materno-fetal e promover qualidade em saúde para a população do noroeste paranaense”, finaliza.
Situada na Macrorregional Noroeste, a 14ª Região de Saúde tem população estimada em aproximadamente 250 mil habitantes, sendo composta pelos municípios de Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairacá, Inajá, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranapoema, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites