Entender as necessidades de uma melhor organização com relação ao atendimento oferecido às gestantes desde a Atenção Básica até a especializada, atento para as necessidades específicas da própria região. Foi pensando nesta questão que gestores de saúde dos municípios que integram a 14ª Região de Saúde de Paranavaí/PR, equipe médica e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Cis-Amunpar) e técnicos da Regional de Saúde, se reuniram no último dia 15 para a apresentação, debate e aprovação de um Guia Orientador Regional da Rede Materna, voltado especificamente para o atendimento de gestantes do grupo de alto risco, risco intermediário e risco habitual.
Realizado na sede da Cis-Amunpar em Paranavaí/PR, o tema foi pauta integrante do encontro do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) local, e a sua apresentação foi conduzida pelos seus idealizadores, médicos Pedro Abdou Yones e João Guilherme Tonon Magnani, responsáveis pelo atendimento materno infantil no Consórcio. Na sequência, o tema foi discutido e pactuado na Comissão Intergestores Regional (CIR).
“A nossa principal motivação para a criação do Guia foi a busca por uma conduta uniforme entre os setores de atendimento às gestantes com algum tipo de risco, de modo que as pacientes pudessem chegar à consulta na atenção ambulatorial especializada com os exames e controles já realizados, adiantando uma etapa e o tratamento a ser realizado, além de ter manejo concordante e embasado entre o pré natal básico—realizado por médicos clínicos gerais, que, não raramente, têm dúvidas quanto a indicação de algumas medicações, exames e condutas, e o de alto risco. Sendo assim, o guia serve como suporte ao médico no seu atendimento diário”, explica o Dr. Pedro Abdou Yones.
