14º Seminário da Femipa: Em evento de abertura, Governo do Estado anuncia R$ 150 milhões para Opera Paraná

Por cosemspr - 04 de abril de 2022

Em: GESTÃO

Teve início no dia de ontem (29) e acontece até a próxima quinta-feira (31), o 14º Seminário da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), em Curitiba/PR. A abertura oficial do evento aconteceu nesta quarta-feira (30) e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES), e Associação Médica do Paraná, além de autoridades estaduais e municipais.

Intitulada em 2022 com a temática “Hospitais filantrópicos: essenciais para a Saúde do Paraná”, o encontro reúne os principais agentes do sistema de saúde do estado para debater os principais desafios, demandas e avanços do setor, além das projeções e perspectivas.

Em sua grande programação uma série de painéis, debates e palestras com nomes nacionalmente conhecidos, como o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira, e do presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Mirócles Veras.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto – um dos integrantes da mesa de abertura do evento, aproveitou a ocasião para lançar, para todo o Paraná, o maior programa de cirurgias eletivas do Estado, o Opera Paraná, com aporte de R$ 150 milhões integralmente do Tesouro do Estado. Segundo o anúncio, o programa possibilitará a realização de aproximadamente 60 mil cirurgias a mais, nas mais diferentes especialidades.

O objetivo do Opera Paraná é diminuir as filas de espera e parte da demanda reprimida, que teve um acréscimo considerável devido à pandemia, com a paralisação dos procedimentos por meses. Além do montante, o secretário revelou também que os pagamentos não vão acompanhar a tabela normal do Sistema Único de Saúde (SUS), mas, sim, a tabela do Ministério da Saúde para os processos de mutirão, que dobra os valores.

O secretário de Saúde de Mangueirinha/PR e presidente do Cosems-PR, Ivoliciano Leonarchik, concluiu falou sobre a importância do programa.

“Este tema de cirurgias eletivas é uma necessidade antiga do Estado e hoje, graças a este governo municipalista que olha para todos da mesma forma, o Paraná é um dos poucos estados que tem um programa específico para a realização destes procedimentos”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites