16ª Região de Saúde de Apucarana-PR: Experiências do Cisvir são destaque em edição da Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde/Prêmio Inova Saúde Paraná

Por cosemspr - 17 de agosto de 2021

Em: NOTÍCIAS

Entre os dias 9 e 10 de julho deste ano, o esforço contínuo do Estado em expandir e qualificar os projetos em saúde realizados em solo paranaense ganhou um novo capítulo. Realizada de maneira virtual, a 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde – nesta edição intitulada “A Saúde em tempos de pandemia: experiências e aprendizados”, legitimou-se como mais um importante evento da Saúde Coletiva no Paraná a integrar ensino, pesquisa e assistência. E junto à Mostra, foi realizado também o 6º Prêmio Inova Saúde Paraná, evento que condecora trabalhos relevantes no Estado de cada eixo temático do evento online.
E o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), mantendo seu compromisso em participar de espaços de discussão que propiciem o aprimoramento das competências de sua equipe, participou de forma efetiva da atividade, apresentando quatro relatos. Destes, dois receberam menção honrosa.
O primeiro – Intitulado “A remodelagem da estratificação de risco em saúde mental como otimização do fluxo de encaminhamentos entre a Atenção Primária e o Ambulatório de Saúde Mental do Cisvir de Apucarana-PR”, foi condecorado na categoria “Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde”. Desenvolvido em parceria pelos profissionais da equipe ambulatorial de Saúde Mental apucaranense Kelly Pesce, Karine Carleto, Wesley Vinicius, Rosimara de Lima e Lilian Domingues, o artigo trata da reestruturação do instrumento utilizado para pautar o encaminhamento do paciente para a Atenção Especializada e a resposta positiva da Atenção Primária da efetividade desta ferramenta.
Já o segundo, premiado na categoria “Integralidade do Cuidado”, foi construído pelos integrantes do Ambulatório Pediátrico – Leticia Cristina Bento, Tayla Karine de Souza e Ariane Cristina da Silva. Nomeado “Plano de Cuidados Online compartilhado entre a Atenção Primária à Saúde e o Ambulatório de Pediatria do Cisvir”, o artigo compartilhou os benefícios do manejo compartilhado entre ambos níveis de atenção a partir de um dispositivo de troca de informações virtual.
Ao contar com equipes ambulatoriais de excelência e especializadas aos grupos prioritários de saúde do nosso estado – por meio do Programa de Qualificação aos Consórcios Intermunicipais do Paraná (QualiCIS), o Cisvir confirma sua atuação em espaços científicos como um dos eixos fundamentais do serviço, desenvolvendo práticas de trabalho que convergem no aprimoramento assistencial aos cessantes do Sistema Único de Saúde (SUS) em um modelo de atenção humanizado, objetivo imprescindível deste Consórcio.
A 16ª Região de Saúde está situada na Macrorregional Norte do Estado e tem sua população estimada em cerca de 350 mil habitantes. Compõem a subdivisão atualmente os municípios de Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Faxinal, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabáudia e São Pedro do Ivaí.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites