19ª Região de Saúde de Jacarezinho/PR: Municípios aderem ao QualiCIS

Por cosemspr - 26 de janeiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

Prefeitos dos municípios que integram a 19ª Região de Saúde de Jacarezinho/PR e seus respectivos gestores de saúde participaram na manhã da última terça-feira (19), de uma Assembleia Geral Extraordinária que definiu a implantação do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (QualiCIS) em suas localidades—estratégia da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa/PR) que tem o foco na regionalização dos serviços e no apoio aos municípios para a oferta de consultas e exames especializados. Realizado em Santo Antônio da Platina/PR, o encontro foi organizado e conduzido pela diretiva do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi).
Consenso entre os presentes, a pactuação ao Programa que visa qualificar a atenção à saúde e proporcionar aos paranaenses uma maior qualidade nos atendimentos promovidos por multiprofissionais especializados, também foi destaque no encontro periódico da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizado na sequência.
A partir de agora, as equipes de saúde de cada município irão passar por uma série de capacitações propostas pelo próprio Cisnorpi, a fim de que estejam preparadas para desenvolver as ações propostas pela nova estratégia já em 2021.
Além da pactuação, os presentes também definiram os gestores que integrarão um novo conselho que será responsável por acompanhar e fiscalizar as métricas de metas e avaliação da nova estratégia.  Foram eleitos para a composição deste novo corpo fiscalizador os gestores Joao da Silva, Maria da Silva, Manoel da Silva e Gabriel da Silva, responsáveis pela pasta da Saúde nos municípios de Barra do Jacaré/PR, Cambará/PR, Carlópolis/PR e Conselheiro Mairinck/PR, respectivamente.
Situada na Macrorregional Norte, a 19ª Região de Saúde tem população estimada em 270 mil habitantes, sendo composta atualmente pelos municípios de Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.
QualiCIS
Idealizado pela Sesa/PR e pactuado desde abril de 2020, o Programa foi criado com o intuito de agregar linhas de cuidado prioritárias à Rede de Atenção à Saúde, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde integrada e articulada à Rede de Atenção à Saúde nas Linhas de Cuidado mais relevantes – como o Materno Infantil, Hipertensão e Diabetes, Idoso, Saúde Mental e Assistência Farmacêutica, fomentando o processo de Regionalização da Saúde.
Através da parceria firmada entre os Consórcios Intermunicipais de Saúde e a Sesa/PR, o Programa também estimula a qualificação dos Ambulatórios Multiprofissionais Especializados (AMMES) para que eles alcancem a tripla meta: satisfação do usuário, qualidade na assistência e redução do custo para o sistema de saúde, consolidando-se como um Ponto de Atenção Secundário Ambulatorial (PASA).
No total, o programa beneficiará cerca de oito milhões de paranaenses com foco no atendimento integral. O acesso da população se dá aos serviços por meio do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.
Saiba mais sobre o Programa clicando aqui.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites