20ª Região de Saúde de Toledo/PR: Gestão em Saúde é tema de livro lançado por apoiador regional

Por cosemspr - 06 de abril de 2021

Em: NOTÍCIAS

“Gestão Eficiente: A Importância da Qualificação Profissional dos Gestores na Administração das Instituições de Saúde”. Este é o tema da obra literária concebida pelo professor e apoiador regional do Conselho de Secretarias Municipais do Paraná (Cosems/PR) para a 20ª Região de Saúde de Toledo/PR, Renato Augusto Marcon Pesibiczeski. Lançada no último dia 26 para cerca de 130 estudantes do curso de Enfermagem das Faculdades União Educacional do Médio Oeste Paranaense/Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense (UNIMEO – CTESOP), em Assis Chateaubriand/PR, a produção é o segundo trabalho literário da carreira do apoiador.
De acordo com Pesibiczeski, a obra foi elaborada a partir dos seus mais de 25 anos de experiência na área da saúde, reunindo conceitos, técnicas e vivências que oferecem ao leitor um alento prático e profissional sobre a Gestão em Saúde, apresentado tópicos que possibilitam profundas reflexões.
“Procuramos utilizar uma linguagem menos rebuscada e mais acessível, o que possibilita um melhor entendimento sobre a gestão em saúde no setor público ou privado, envolvendo as áreas hospitalares e a saúde coletiva”, cita.
O trabalho possibilita ainda ao leitor o aperfeiçoamento de temáticas como “Teorias da Administração e Funções Administrativas”, “Organogramas Funcionais e o Planejamento Institucional” e “Organização da Saúde no Brasil (Sistema Público e o Sistema Privado)”, entre outros.
“Sou suspeito para falar, mas acredito que o livro seja de grande utilidade a todos aqueles profissionais que atuam direta ou indiretamente na gestão, ou pessoas que tenham interesse em entender mais a saúde, visto ser um sistema relativamente novo, complexo e dinâmico no Brasil”, finaliza.
Interessados em adquirir a obra “Gestão Eficiente: A Importância da Qualificação Profissional dos Gestores na Administração das Instituições de Saúde” podem obter mais informações através do telefone (46) 99917-6241 – Renato.
Histórico
Natural de Pato Branco/PR, o apoiador para a região toledense é graduado em Enfermagem e Obstetrícia, possuindo especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações, Educação para a Saúde Pública e Educação Profissional. Além disso, foi membro fundador da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante e também da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), atuando ainda em Comitês Municipais de Saúde na região Sudoeste do Paraná.
Além das qualificações, o profissional possui vasto histórico dentro da saúde paranaense. Foi consultor de Enfermagem em inúmeras instituições educacionais, hospitais, Centros de Saúde e clínicas, onde exerceu a supervisão geral do Serviço de Enfermagem do Hospital Policlínica de Pato Branco/PR; a coordenação do Serviço de Enfermagem do Hospital São Lucas (Pato Branco/PR – 2003) e dos Cursos de Enfermagem da UNIPAR (Francisco Beltrão/PR – 2003 a 2008) e da UNICS (Centro Universitário Católico – Palmas/PR), entre 2008 a 2010, além de chefiar o Serviço de Enfermagem da Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto (Assis Chateaubriand/PR) entre 2018 e 2019, quando se desligou para assumir a Secretaria Municipal de Saúde local até o final de 2020, entre outros.
Além de apoiador, permanece como professor universitário, atuando como Coordenador e Professor do Curso de Enfermagem das Faculdades UNIMEO/CTESOP, palestrando inclusive nas áreas de saúde, administração e educação.
Localizada na Macrorregional Oeste, a 20ª Regional de Saúde possui população estimada em 340 mil habitantes. Compõe a subdivisão atualmente os municípios de Assis Chateaubriand, Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites