Gestores de saúde, suas equipes e mais de uma centena de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios que integram a 20ª Região de Saúde de Toledo/PR, participaram na última quarta-feira (14) da terceira edição da Mostra de Experiências Exitosas da 20ª Regional de Saúde/Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems). Intitulada “Mostra do SUS que cuida e defende a vida na 20ª Regional de Saúde”, a iniciativa deste ano foi realizada no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – Campus Toledo/PR).
De acordo com os organizadores, a edição de 2022 refletiu o resultado das demandas e das discussões dos Grupos de Trabalho realizados na região, diálogos construídos visando uma contribuição para as ações e serviços de saúde no território, estimulando ainda o compartilhar de práticas bem sucedidas na área da saúde na perspectiva de integração da Atenção Básica, Urgência e Emergência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, e demais temáticas relevantes na reorganização das Redes de Atenção à Saúde. No total, foram inscritas 29 experiências em 12 eixos temáticos, das quais 15 foram selecionadas para a exposição oral.
Abrindo as atividades, a coordenadora de Monitoramento e Avaliação das Ações Básicas e de Assistência à Saúde de Palotina/PR, Nissandra Karsten, apresentou o trabalho de sua autoria premiado na última edição da Mostra Estadual “Paraná mostra o SUS que dá certo!”, intitulada “Melhor em casa: Uma estratégia de cuidado integral em município de pequeno porte”.
Na sequência, uma emocionante homenagem foi realizada em favor dos profissionais do SUS que se destacaram na região, condecoração que considerou requisitos como “Inovação”, “Liderança” e “Inspiração”, e que foi formulada após enquete junto às equipes de saúde da 20ª Região de Saúde durante os meses de setembro e outubro, respectivamente.
Na ocasião, os evidenciados foram Nissandra Karsten – no título de “Inovação”; Marciane Maria Specht – gestora de Marechal Cândido Rondon/PR e presidente do Cresems da 20ª Região – na categoria “Liderança”; e por fim, Júlio Cesar Fabris, médico e Diretor Técnico do Pronto Atendimento Municipal de Toledo/PR, na categoria “Inspiração”, pelos serviços prestados à população durante a pandemia da Covid-19.
O encontro contou ainda com a participação da secretária de Saúde de Corbélia/PR e vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Cleide Teresinha dos Santos Messias, que fez a apresentação do seu livro “Gestão do SUS Corbélia – Paraná: Uma experiência de mudança do modelo assistencial, com base no processo de trabalho”. Na oportunidade, cada gestor recebeu de presente uma cópia do livro e também um exemplar da agenda do Cosems-PR para 2023.
“Agradecemos a todos os gestores e suas equipes, a direção da nossa Regional de Saúde e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) pelo apoio e dedicação empregados nas ações desenvolvidas durante o ano, os quais demostraram a força política e técnica que a região tem na construção de um SUS cada vez melhor para as pessoas”, finaliza a gestora de Marechal Cândido Rondon/PR e presidente do Cresems da 20ª Região, Marciane Maria Specht.
Localizada na Macrorregional Oeste do Paraná, a 20ª Região de Saúde possui aproximadamente 400 mil habitantes. Compõem a subdivisão atualmente os municípios de Assis Chateaubriand, Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi.