20ª Regional de Saúde de Toledo/PR: Reabilitação Pós Covid é tema de capacitação para gestores do Oeste do Paraná

Por cosemspr - 04 de agosto de 2021

Em: NOTÍCIAS

Profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS) e serviços ambulatoriais de saúde dos municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde de Toledo/PR e também do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (CISCOPAR), participaram na última terça-feira (3) de uma importante e pioneira capacitação focada na Reabilitação Pós Covid sob a ótica regional. Realizado no Anfiteatro do Colégio Estadual Castelo Branco (PREMEN) – no município toledense, o evento aconteceu de maneira presencial e respeitou a necessidade sanitária da limitação de participantes.
“Diante do momento difícil que vivemos em relação a pandemia e os seus dissabores, é imprescindível discutir as ações e estratégias pensando na reabilitação dos acometidos pela covid-19 em todo o Paraná. E é isso que estamos fazendo, possibilitando o compartilhar das boas ações entre os gestores da nossa região. Agradecemos a parceria do corpo diretivo da 20ª Regional de Saúde para a realização do treinamento e o pioneirismo da ação”, explica o apoiador regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Renato Augusto Marcon Pesibiczeski, responsável pelo apoio à região de Toledo/PR e um dos organizadores da capacitação.
Formulada com o objetivo de capacitar os gestores locais e também de disseminar as experiências exitosas em reabilitação pós Covid-19 locais – cumprindo assim com uma das ações pactuadas no último encontro da Comissão Intergestores Regional (CIR) através do Plano de Ações Prioritárias à APS durante a pandemia, o evento contou com a abertura do diretor da Regional – Alberi Locatelli, e dos integrantes da equipe de Seção de Atenção Primária em Saúde (SCAPS).
Na sequência, as “Práticas da Reabilitação pós Covid-19” nos municípios de Palotina/PR e de Guaíra/PR foram os temas evidenciados, temáticas conduzidas pelos integrantes da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF)/Centro de Triagem Covid e coordenação da APS palotinense, e também pela equipe multidisciplinar da APS guairense, respectivamente.
A atividade possibilitou aos participantes também a discussão das consequências e desafios para o Sistema de Saúde na atenção ao usuário pós Covid-19” – diálogo conduzido pelo Dr. Fernando Pedrotti (SMS de Toledo/PR), e também do Plano de Aplicação em Reabilitação pós Covid-19 nos municípios – temática gerida pela equipe da SCAPS da 20ª Região e que concluiu o evento.
Localizada na Macrorregional Oeste, a 20ª Regional de Saúde possui população estimada em 400 mil habitantes. Compõe a subdivisão atualmente os municípios de Assis Chateaubriand, Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites