21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba/PR: Gestores participam de oficina do QualiCIS

Por cosemspr - 27 de janeiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

A qualificação dos gestores referente à aplicação do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (QualiCIS) nos municípios que integram a 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba/PR  foi a temática da oficina promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e pela diretoria da Regional de Saúde, ação realizada na tarde da última sexta-feira (22). A estratégia, criada pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa/PR) em substituição ao ComSus, é focada na regionalização dos serviços e no apoio aos municípios para a oferta de consultas e exames especializados através dos Consórcios Intermunicipais de Saúde que atuam no Paraná.
Responsável pela produção de uma cartilha autoexplicativa aos gestores locais, o chefe da Seção de Ações Estratégicas e Redes de Atenção à Saúde (Scaera), Felipe Rodrigues de Almeida, cita a importância do entendimento da ação para uma melhor operacionalização do Programa.
“Primeiramente temos que compreender o programa QualiCis, a fim de desenvolver os melhores Planos de Ação e então, qualificar o atendimento continuado”, relata.
Além da capacitação, os participantes também foram orientados sobre diversas ações promovidas a nível regional, como o processo de vacinação e estatísticas do Covid-19, a prevenção da dengue e a mortalidade materno-infantil.
O apoiador do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Wagner Mancuso, finaliza avaliando como benéfica a implantação do QualiCis, desde que as Secretarias de Saúde e os Agentes da Atenção Primária de Saúde realizem o “dever de casa”.
“A assistência será maior, mas os gestores devem realizar esse acompanhamento”, conclui, lembrando ainda que, com o ComSus, os Consórcios é que deveriam “bater as metas”, mas com o QualiCis os municípios terão maior responsabilidade, adequando os processos de estratificação.
Situada na Macrorregional Leste, a 21ª Região de Saúde tem população estimada em 170 mil habitantes, sendo composta atualmente pelos municípios de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
QualiCIS
Idealizado pela Sesa/PR e pactuado desde abril de 2020, o Programa foi criado com o intuito de agregar linhas de cuidado prioritárias à Rede de Atenção à Saúde, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde integrada e articulada à Rede de Atenção à Saúde nas Linhas de Cuidado mais relevantes – como o Materno Infantil, Hipertensão e Diabetes, Idoso, Saúde Mental e Assistência Farmacêutica, fomentando o processo de Regionalização da Saúde.
Através da parceria firmada entre os Consórcios Intermunicipais de Saúde e a Sesa/PR, o Programa também estimula a qualificação dos Ambulatórios Multiprofissionais Especializados (AMMES) para que eles alcancem a tripla meta: satisfação do usuário, qualidade na assistência e redução do custo para o sistema de saúde, consolidando-se como um Ponto de Atenção Secundário Ambulatorial (PASA).
No total, o programa beneficiará cerca de oito milhões de paranaenses com foco no atendimento integral. O acesso da população se dá aos serviços por meio do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.
Saiba mais sobre o Programa clicando aqui.
*Com informações de www.cimsaude.com.br.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites