22ª Região de Saúde de Ivaiporã/PR: Oficina promove acolhimentos de novos gestores no Vale do Ivaí

Por cosemspr - 17 de fevereiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

A acolhida aos novos gestores de saúde dos municípios que integram a 22ª Região de Saúde de Ivaiporã/PR recém-empossados e a interação acerca dos principais debates sobre a gestão da saúde pública a nível regional foram os temas centrais de uma oficina realizada na ultima quarta-feira (10), evento que reuniu lideranças dos poderes Executivo, Legislativo e de Saúde de Jardim Alegre/PR, membros da diretoria e do corpo técnico da 22ª Regional de Saúde e representantes do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cresems/PR) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), além de gestores e técnicos municipais de saúde. Realizada no município jardim-alegrense, a ação foi resultante da parceria entre a prefeitura local, Regional de Saúde, Consorcio Intermunicipal de Saúde (CIS Ivaiporã) e Cresems.
Entre as pautas abordadas, destacou-se o debate acerca das Leis Orgânicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e o “ser” gestor, discussões que foram complementadas com o diálogo acerca das Instâncias de Pactuação, Sistemas, Instrumentos de Gestão e Financiamento, entre outros.
A ocasião também permitiu uma apresentação por parte do apoiador regional do Cosems/PR, João Felipe Marques da Silva, acerca dos aspectos introdutórios da gestão do SUS, exposição que foi baseada no documento “Acolhimento aos Gestores” – material produzido pelos apoiadores regionais do próprio Cosems que atuam nas regiões que integram a Macrorregião Norte do Paraná – 16ª, 17ª, 18ª, 19ª e 22ª regiões de saúde, respectivamente.
Participaram do encontro representando o município o atual prefeito Furlan e seu vice, Moisés da Farmácia, além da vereadora Sonia Aparecida de Campos de Souza e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Isair Barni; a presidente do Cresems local, Silvia Bovo; a diretora da Regional de Saúde, Eleane Rother, e o diretor do Consorcio Intermunicipal de Saúde, João Carlos Strassacapa.
A 22ª Região de Saúde está localizada na Macrorregional Norte, tendo sua população estimada em cerca de 150 mil habitantes. Compõem a subdivisão atualmente os municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Cruzmaltina, Godoy Moreira, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste e São João do Ivaí.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites