3ª Região de Saúde de Ponta Grossa/PR: Oficinas sobre Instrumentos de Planejamento mobiliza gestores de saúde

Por cosemspr - 24 de maio de 2021

Em: NOTÍCIAS

A discussão dos instrumentos para o planejamento e gestão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido o mote central de uma série de oficinas que estão sendo realizadas neste mês de maio na região dos Campos Gerais paranaense, e que tem beneficiado gestores de saúde e integrantes das equipes técnicas de Planejamento, Coordenação da Atenção Básica, Vigilância em Saúde e também dos Conselhos Municipais de Saúde das localidades que integram a 3ª Região de Saúde de Ponta Grossa/PR. Coordenada pela Regional de Saúde local, a iniciativa conta com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).
“O nosso intuito é o de nivelar o conhecimento entre os gestores, facilitando a discussão e elaboração dos instrumentos de gestão nesses difíceis tempos de pandemia. Nós, como representantes da 3ª Regional, juntamente ao Cosems/PR – na pessoa da sua apoiadora, Ediane Mance, acreditamos no diálogo com os gestores a fim de garantir o funcionamento do SUS, assegurando uma saúde efetiva e eficaz à toda população”, explica Maria Cristina Stadler Baizan Fernandes Antero, chefe da Seção de Ação Estratégica e Redes de Atenção (Scaera) e representante da Regional.
Atualmente, temáticas como o Plano de Saúde e as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão são os itens que compõem os instrumentos para o planejamento e gestão no âmbito do SUS. Essas ferramentas se interligam sequencialmente compondo um processo cíclico de planejamento e gestão para operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS, exigindo o cumprimento dos prazos para a elaboração desses instrumentos e também a observação dos gestores quanto a lógica desse ciclo de planejamento no setor saúde.
Na oportunidade, a iniciativa tem sensibilizado os gestores e suas equipes sobre a importância dos processos de planejamento da Saúde, qualificando-os para elaboração dos Instrumentos de Gestão Municipal e também a construção do Plano Municipal de Saúde 2022-2025, além de promover uma série de reflexões acerca dos processos de planejamento municipais de acordo com as necessidades da população, qualificando assim o diagnóstico situacional.
Por conta da atual situação pandêmica vivida e visando um maior aproveitamento das discussões, a Oficina está sendo realizada em quatro etapas, divididas por microrregiões.
Participante do primeiro diálogo realizado no último dia 13 em Palmeira/PR – evento que reuniu também os gestores de Porto Amazonas/PR e São João do Triunfo/PR, respectivamente, o secretário de saúde local, Giovatan de Souza Bueno, externou a importância do evento para o gestor local, principalmente para os recém-empossados.
“O evento foi excelente em todos os sentidos, principalmente no tocante de apresentar aos novos secretários os instrumentos de gestão na microrregião, visto que a atividade nos possibilitou ferramentas e a confiança necessária para as ações em gestão de saúde. Agradecemos também ao Cosems/PR – na pessoa da sua apoiadora regional, que com muita dedicação nos alertou quanto aos prazos e portarias importantes e se colocou à disposição para maiores esclarecimentos. Saímos desta atividade muito mais seguros”, agradece.
Além de Palmeira/PR, Jaguariaíva/PR – no último dia 20, com participação de Arapoti/PR e Sengés/PR, também foi sede dos primeiros encontros. A iniciativa tem continuidade na próxima terça-feira (25), em Ponta Grossa/PR (participação de Ipiranga/PR e Ivaí/PR); e Castro/PR (próxima quarta-feira, 26, participação de Carambeí/PR e Piraí do Sul/PR).
Situada na Macrorregional Leste, a 3ª Regional de Saúde tem população estimada em cerca de 570 mil habitantes, sendo composta pelos municípios de Ponta Grossa (cidade polo), Arapoti, Carambeí, Castro, Ivaí, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, São João do Triunfo, Porto Amazonas e Sengés.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites