4ª Região de Saúde de Irati/PR: Apresentação do Planifica SUS reúne gestores no sudeste do Paraná

Por cosemspr - 10 de fevereiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

Prefeitos, gestores de saúde, técnicos e representantes de entidades dos municípios que integram a 4ª Região de Saúde de Irati/PR se reuniram na última sexta-feira (5) para o debate e apresentação do atual panorama do projeto de Planificação da Atenção à Saúde (Planifica SUS) em suas localidades. Proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS)—através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS), a iniciativa busca qualificar a rede de saúde e ampliar a sua resolutividade, atuando na promoção e prevenção, organizando fluxos e processos de trabalho da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) em rede com a Atenção Primária à Saúde (APS).
Em um primeiro momento, foram apresentados aos presentes os principais objetivos da iniciativa e de como está se dando o seu desenvolvimento em toda a região, situação que possibilitou evidenciar os resultados alcançados até o momento e indicaram quais serão os próximos desafios do projeto, pensando na expansão da ação em cada município da região.
Ao final do encontro, foi solicitada a cada município ainda a definição do Plano de Ação Municipal para a consolidação e expansão do Planifica SUS em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS)—de acordo com cada realidade, situação que irá contribuir para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde e a integração das equipes.
A implantação do Planifica SUS em solo nacional teve início ainda em 2019, quando cada Estado optou por uma linha de cuidado a ser seguida. No Paraná – único estado que optou pela estratégia voltada à saúde do idoso, o Projeto acontece junto aos nove municípios da 4ª Regional de Saúde de Irati/PR, que juntos, possuem uma população de aproximadamente 25 mil idosos.
Participaram da atividade o diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Trevisan e integrantes do corpo técnico do órgão; presidenta do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro Sul do Paraná (Cis Amcespar) e prefeita de Fernandes Pinheiro/PR, Cleonice Schuk; prefeito de Inácio Martins – Edemetrio  Benato Junior; Secretária Executiva da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde (Acispar), Daniela Aparecida Gregório França Cavalcante; presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 4ª Região e gestora de Saúde de Mallet/PR, Lorena Aparecida Soares; deputada federal Leandre Dal Ponte e apoiadora regional do Cosems/PR, Marcieli Ferreira, além dos secretários de saúde de Irati/PR, Fernandes Pinheiro/PR, Guamiranga/PR, Imbituva/PR, Rio Azul/PR, Rebouças/PR, Teixeira Soares/PR, Inácio Martins/PR e técnicos e gestores de Saúde da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco/PR.
Localizada na Macrorregional Leste, a 4ª Região de Saúde possui população estimada em 160 mil habitantes. Compõe a subdivisão atualmente os municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites