4ª Região de Saúde de Irati/PR: Oficina sobre o Previne Brasil reúne gestores no sudeste do Estado

Por cosemspr - 08 de abril de 2021

Em: NOTÍCIAS

No último dia 30, gestores de saúde dos municípios que fazem parte da 4ª Região de Saúde de Irati/PR, profissionais de saúde e integrantes do corpo técnico da Regional de Saúde local – além da apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Marcieli Adelaine Pereira Ferreira, se reuniram de maneira híbrida para uma oficina que oportunizou a discussão completa acerca do novo modelo de financiamento para a Atenção Primária à Saúde (APS) no país, o Previne Brasil.
Organizado pela representante do Cosems/PR juntamente com a Regional, respectivamente, a atividade proporcionou aos participantes uma imersão total naquele que atualmente é um dos principais indicadores para os municípios brasileiros.
Além da discussão acerca do novo modelo de financiamento, temas como possibilidades de financiamento através do Sistema Único de Saúde (SUS), portarias e a interação do gestor em espaços como o E-Gestor, Fundo Nacional de Saúde (FNS), Painel de Apoio à Gestão e Painel de Apoio também foram abordados.
Instituído pela Portaria nº 2.979 de 12 de novembro de 2019, o programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento proposto pelo Governo Federal que altera a forma de repasse das transferências para os municípios, que a partir de agora passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. Saiba mais sobre a estratégia clicando aqui.
Localizada na Macrorregional Leste, a 4ª Região de Saúde possui população estimada em 160 mil habitantes. Compõe a subdivisão atualmente os municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites