Cresems da 22ª Região de Ivaiporã/PR e Cosems-PR dialogam sobre fragilidades da região

Por cosemspr - 10 de fevereiro de 2023

Em: GESTÃO

Na última quarta-feira (8), o presidente do Cosems-PR e secretário de Saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik, recebeu a visita de uma comitiva de representantes do Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (Cresems) da 22ª Região de Saúde de Ivaiporã/PR. Em pauta, uma série de situações e fragilidades referente à Saúde Pública apontadas na região.

Representados pelo atual presidente do Cresems local e secretário de Saúde de Manoel Ribas/PR – Claudinei Batista de Jesus; pela gestora de Ivaiporã/PR e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) – Cristiane Martins Pantaleão; e pela 1ª Diretora do Cosems-PR representante da Macrorregião Norte do Estado e secretária de Saúde de Nova Tebas/PR, Márcia Regina Rossi, o grupo elencou uma série de gargalos que a região vem há tempos enfrentando. Destaque para a necessidade de construção e implementação da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) para a região de Ivaiporã; a ausência de referência hospitalar regional para gestantes estratificadas sob risco intermediário; e a regularização da oferta de serviços do Hospital Regional de Ivaiporã – baseada no diagnóstico do Planejamento Regional Integrado (PRI), entre outros.

“De uma forma solicita e alegre, recebemos a vista dos amigos da região de Ivaiporã/PR e prontamente nos colocamos à disposição para junto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/PR) – através do nosso secretário Dr. César Neves e os superintendes da pasta, buscarmos uma melhor forma de conduzir a situação e de sanar as demandas levantadas o mais breve possível. Essa é a premissa institucional do Cosems-PR e é assim que temos conduzido a instituição, buscando o entendimento e a unidade entre os entes para que no final, a população seja a principal beneficiada”, comenta o presidente do Cosems-PR.

Participaram também do encontro a deputada estadual Márcia Huçulak e o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR), Rangel da Silva.

A 22ª Região de Saúde está situada na Macrorregional Norte do Estado e tem sua população estimada em 150 mil habitantes. Além de Ivaiporã, compõem a subdivisão atualmente os municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Cruzmaltina, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Mato Rico, Nova Tebas, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste e São João do Ivaí.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites