6ª Região de Saúde de União da Vitória/PR: Gestores se reúnem para monitoramento e avaliação inicial do QualiCIS

Por cosemspr - 20 de agosto de 2021

Em: NOTÍCIAS

Na tarde da última quarta-feira (18), representantes dos municípios que integram a 6ª Região de Saúde de União da Vitória/PR se reuniram presencialmente para o primeiro encontro visando o monitoramento e avaliação regional do Programa Estadual de Qualificação do Consórcios Intermunicipais de Saúde (QualiCIS). Realizado na Regional de Saúde união-vitoriense, a iniciativa contou com a participação e organização de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cresems), e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).

 

Idealizado pela Sesa/PR através da resolução nº 1418/2020, o Programa foi criado com a premissa da implementação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) com linhas de cuidado prioritárias, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde (APS) integrada e articulada à Rede de Atenção à Saúde nas Linhas de Cuidado mais importantes – como a Materno Infantil, Hipertensão e Diabetes, Idoso, Saúde Mental e Assistência Farmacêutica, fomentando o processo de Regionalização da Saúde.

 

Foi obedecendo esta mesma resolução – que determina avaliações periódicas anuais (sempre nos meses de fevereiro e agosto), que a iniciativa foi organizada no sul do Estado. Na ocasião, a avaliação realizada compreendeu o período de junho de 2021 (mês que a região adotou a iniciativa), até a metade deste mês de agosto.

 

Fizeram parte da Comissão avaliativa representando o Cisvali a secretária executiva Silvia Andrade e a enfermeira do Ambulatório de Gestação de Alto Risco do Centro Mãe Paranaense, Aline Andressa Cosa Prust. Já pelo Cresems, os gestores de saúde de União da Vitória/PR e São Mateus do Sul/PR, respectivamente, foram os avaliadores. Compunha ainda a banca de avaliadores a conselheira titular Marlene Sonnenstrahl – representando o Conselho Municipal de Saúde local.

 

Localizada na Macrorregional Leste, a 6ª Região de Saúde tem população estimada em 176 mil habitantes, e é composta pelos municípios de União da Vitória, Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória e São Mateus do Sul.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites