8ª Região de Saúde: Discussão acerca das realidades regionais e eleição do Cresems reúnem gestores de Saúde em Francisco Beltrão/PR

Por cosemspr - 29 de janeiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

Na manhã desta quinta-feira (28), gestores de saúde das 27 localidades que integram a 8ª Região de Saúde de Francisco Beltrão/PR se reuniram na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), para a discussão de várias temáticas da Saúde em âmbito regional e também para a escolha dos integrantes que a partir de agora, irão compor o corpo diretivo do Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (Cresems) local para a gestão 2021/2023.
Na oportunidade, foram eleitos para a condução do órgão os Secretários Leandro Legramanti e Jonas Welter, gestores de saúde de Enéas Marques/PR e Capanema/PR, respectivamente, para os cargos de presidente e vice.
Já para os cargos de 1º e 2º Secretários, os escolhidos foram os gestores de Santo Antônio do Sudoeste/PR – Grasiela C. Nodari, e de Bom Jesus do Sul/PR, Orasil César Bueno. Por fim, completam a lista dos eleitos para os cargos de 1º e 2º Tesoureiros Manoel Brezolin, de Francisco Beltrão/PR, e Cleci Pienon B. Andres, oriundo de Pranchita/PR.
Dando prosseguimento ao encontro, quem teve a oportunidade de compartilhar com os presentes sobre a importância da participação de cada gestor de saúde nos espaços disponibilizados para a discussão e pactuação dos temas inerentes à Saúde Pública foi a apoiadora local do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Leila Pilonetto.
“É preciso que o nosso gestor esteja ciente da importância da sua participação e que seja algo frequente o seu envolvimento neste espaço como o que está sendo proposto pelo corpo diretivo do Cresems, assim como também nas reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR), Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Cosems, espaços protegidos e onde cada gestor é acolhido e pode debater as peculiaridades da sua realidade regional, agregando assim qualidade a sua gestão pública”, comenta.
O debate e discussão acerca da composição das comissões técnicas do Cresems, a situação das cirurgias eletivas na região e o atual panorama da vacinação contra a Covid-19 concluíram o encontro.
A 8ª Região de Saúde está situada na Macrorregional Oeste, tendo sua população estimada em cerca de 330 mil habitantes. Compõem a subdivisão atualmente os municípios de Ampére, Barracão, Bela Vista do Carobá, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste e Verê.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites