Fortalecimento das políticas de Saúde do Estado é tema de encontro entre Cosems/PR, Acispar e Paraná Saúde

Por cosemspr - 05 de fevereiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

A sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), em Curitiba/PR, foi palco de um encontro que contou com a participação de integrantes da diretiva do Conselho juntamente de representantes da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde (Acispar), do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) e Consórcio Intergestores Paraná Saúde. Realizado na manhã da última quarta-feira (3), a reunião possibilitou a discussão de uma série de temas inerentes à Saúde do Paraná e de como os órgãos podem atuar em conjunto visando o fortalecimento das políticas públicas ofertadas aos paranaenses.
De acordo com presidente do Cosems/PR, Ivoliciano Leonarchik, o atual momento pandêmico que vivemos exige que os entes governamentais que atuam em prol da Saúde do Paraná se unam e atuem em conjunto, visando uma somatória de forças.
“Saímos do encontro felizes pela receptividade e cooperação que tivemos neste primeiro momento, onde pudemos nos reunir e dialogar em conjunto com os representantes destas importantes entidades que trabalham para o desenvolvimento da saúde paranaense. Essa evolução e parceria é uma grande conquista para os municípios do Paraná”, cita.
Segundo o gestor, um dos assuntos que fizeram parte da pauta de discussões e que foi abordado entre os presentes foi referente à ampliação da oferta de medicamentos por parte dos Consórcios de todo o Estado — componente de incumbência do Paraná Saúde. O levantamento para ciência deste acréscimo vai contar com o trabalho e apoio dos 22 apoiadores regionais do próprio Cosems/PR junto às suas regiões de Saúde.
Outro tema abordado foi referente ao implemento dos componentes de material hospitalar, como a criação de estratégias junto à Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa/PR) para a aquisição dos insumos e materiais necessários – através do próprio Paraná Saúde.
Por fim, o encontro também oficializou a parceria entre o Cosems/PR e a Acispar no sentido de aproximar ambos os colegiados, proporcionando a eles voz e espaço nos encontros e eventos futuros promovidos por ambos.
“Temos certeza que a interação proposta neste momento entre Cosems/PR e os Consórcios de Saúde do Estado é de grande valia e vai beneficiar a todos os municípios, auxiliando prefeitos e gestores municipais de Saúde, promovendo sintonia na busca de pleitos juntamente a Sesa/PR, Governo do Estado e também ao Ministério da Saúde. Juntos, vamos contribuir para o desenvolvimento da saúde paranaense”, finaliza o presidente do Cosems/PR.
Participaram do encontro representando a Acispar o seu presidente e atual prefeito de Marilândia do Sul/PR, Aquiles Takeda, e a sua secretária executiva, Daniela Aparecida Gregório França Cavalcante. Takeda representou também o Consórcio Intergestores Paraná Saúde juntamente de Carlos Roberto Kalckmann Setti, Diretor Executivo. Konstance Johnsson Kremer – diretora de Relacionamento Estratégico do Comesp também esteve presente.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites