Cosems-PR participa de 5º Encontro da Comunidade de Práticas APS e População em Situação de Rua no Contexto da Covid-19 no Paraná

Por cosemspr - 04 de abril de 2022

Em: COVID-19

Profissionais que atuam com populações em situação de rua participaram na última terça-feira (29) – de maneira on-line, do 5º Encontro da Comunidade de Práticas APS e População em Situação de Rua no Contexto da Covid-19 (ComPAPS) no Estado do Paraná. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) é um dos apoiadores da iniciativa e foi representado na oportunidade pela sua assessora técnica Ediane Mance.

Abrigada na Plataforma IdeiaSUS/Fiocruz, a ComPAPS promove o compartilhamento de experiências através de fóruns de discussão, repositório de experiências e salas temáticas, com a participação dos setores profissionais, de gestão e da pesquisa, visando ampliar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à População em Situação de Rua (PSR) – população em condições de maior vulnerabilidade e com maior risco de saúde durante a crise sanitária desencadeada pela Covid-19.

Contando com a participação de técnicos, gestores e pesquisadores das áreas da Saúde e da Assistência Social que atuam com populações em situação de rua e que conhecem as estratégias desenvolvidas na pandemia da Covid-19, o encontro foi realizado de modo a sistematizar reflexões sobre o tema, disseminando e multiplicando boas práticas, sendo importante para a troca de experiências e fortalecimento entre seus participantes.

O encontro possibilitou ainda o debate acerca das potencialidades e fragilidades encontradas para execução das ações e dos cuidados com a população em situação de rua. Os representantes dos municípios envolvidos apresentaram peculiaridades sobre as diversas ações que vem promovendo em cada território, destacando as ações de integração entre os serviços da Assistência e Social e Saúde visando um cuidado integral e qualificado.

O próximo encontro acontece no próximo dia 12, na modalidade remota.

Sobre a ComPAPS

A Comunidade de Práticas em APS e Populações em Situação de Rua no contexto da Covid-19 (ComPAPS) é uma comunidade virtual de compartilhamento de experiências de profissionais e gestores que trabalham com População em Situação de Rua (PSR), no contexto da Covid-19 no Brasil. Trata-se de uma plataforma colaborativa para promover conexões, criar redes de apoio e construir soluções locais para fortalecimento do cuidado e da proteção social da PSR no contexto da pandemia da Covid-19. Entende-se que ações para conter a pandemia e mitigar seus impactos devem ser direcionadas para populações em condições de maior vulnerabilidade e com maior risco de saúde durante a crise sanitária desencadeada pela Covid-19.

Nesse sentido, este projeto busca prestar assistência à implementação, consolidação e expansão de uma Comunidade de Práticas sobre as PSR durante a pandemia de Covid-19, buscando fomentar a colaboração e o intercâmbio de conhecimento entre os governos subnacionais para identificar, adaptar e ampliar as melhores práticas de suporte a essa população, com o objetivo de melhorar as práticas atuais, facilitar a adoção de iniciativas promissoras, contribuindo para a promoção de uma resposta mais integrada e reduzindo a fragmentação entre diferentes entes subnacionais.

Abrigada na Plataforma IdeiaSUS/Fiocruz, a ComPAPS pretende promover o compartilhamento de experiências por meio de fóruns de discussão, repositório de experiências e salas temáticas, com a participação dos setores profissionais, de gestão e da pesquisa, com o objetivo de ampliar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à PSR. A ComPAPS foi desenvolvida por meio da parceria entre a Fiocruz e o Banco de Desenvolvimento Interamericano – BID, com apoio da Fundação Rockfeller, para o fortalecimento de iniciativas de países da América Latina no desenvolvimento de CdP de saúde no contexto da pandemia da Covid-19.

Acesse o site da Fiocruz (https://bit.ly/3LxRJ1n) e saiba mais!

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites