Assembleia Extraordinária oficializa recomposição da Diretoria e Conselho Fiscal do Cosems/PR

Por cosemspr - 15 de janeiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) realizou na manhã da última quinta-feira (14), a Assembleia Extraordinária que oficializou a recomposição do corpo diretivo e do Conselho Fiscal do órgão para a conclusão do mandato de 2020/2021. Com isso, foi ratificado ao atual secretário municipal de Saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik—gestor que respondia pelo cargo de 1º vice-presidente, a condição de novo presidente do órgão e a sua condução até o final deste ano, quando acontecem novas eleições. Assume também a ponta da cadeia diretiva junto ao novo presidente seus 1ª e 2ª vice-presidentes, Juliana Ferreira Canassa Campitelli e Cleide Teresinha dos Santos Messias, atuais secretárias municipais de Saúde de Marumbi/PR e Cascavel/PR, respectivamente.
Para a recomposição e consequente nomeação dos novos integrantes de ambos os colegiados, foram obedecidos diversos critérios técnicos, como critérios de atividade e assiduidade nos encontros da própria diretoria, entre outros. As nomeações contaram ainda com o apoio e articulação dos presidentes de regionais do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cresems/PR).
“Pensando na continuidade dos projetos idealizados e que estão em fase de execução por parte da atual diretoria do Cosems/PR, o mais razoável era realizar a composição, e é isto o que estamos referendando hoje, deixando claro que isso só foi possível graças ao consenso geral dos participantes, ação legitimada através desta Assembleia Geral”, cita Carlos Lorga, jurídico do Cosems/PR.
Promovido em parte de maneira virtual, o encontro reuniu cerca de 110 participantes entre integrantes do corpo diretivo, corpo técnico, apoiadores regionais e gestores municipais de saúde. Estavam aptos a participar os gestores de saúde ou detentores de funções equivalentes dos 399 municípios do Paraná.
Novo Presidente
Graduado em Administração e com especialização em áreas como o Agronegócio, Administração Financeira e Comércio Exterior, Ivoliciano Leonarchik, o novo presidente do Cosems/PR tem sido um grande agente de contribuição no oeste paranaense, tendo se dedicado exclusivamente à área da Saúde nos últimos 12 anos, quando teve a oportunidade de gerir o setor no município de Pato Branco/PR, ainda 2009. À época, lotado na Secretária de Finanças, foi realocado na pasta da Saúde para reorganizar os serviços e otimizar a gestão dos recursos financeiros.
“O gosto pelos cálculos e números sempre nos direcionou a área de exatas. Foi assim que iniciei a minha vida pública e assim também que entendi como poderia servir a sociedade através do meu conhecimento. Mas foi a partir do momento que a gestão de saúde entrou na minha vida que realmente me encontrei, e desde então, tenho empenhado todo o meu esforço e tempo para ser um gestor cada vez mais humano e melhor. O desafio diário que a Saúde no Brasil nos impõe é o meu combustível. Sabedor das dificuldades que existem, trabalhamos para fazer cada vez mais com cada vez menos recursos”, conta.
O experiente gestor soma também ao seu currículo a condução da Saúde nos municípios de Chopinzinho/PR e Mangueirinha/PR, onde ocupa o posto de Secretário da pasta desde 2016 e assim seguirá até 2024.
De acordo com o atual presidente do Conselho, foram as vivências e particularidades que os seus municípios de atuação lhe proporcionaram que oportuniza ao gestor a expertise necessária para contribuir em favor de todos os municípios paranaenses.
“É com enorme satisfação e responsabilidade que encaramos a oportunidade de conduzir esse importante órgão da saúde paranaense. Assumimos esse desafio mesmo vindo de um município considerado pequeno, porque as várias particularidades que temos lá—como assentamentos, povos indígenas, entre outros, é a realidade existente em todo o Paraná. Com o auxílio dos entes governamentais, vamos trabalhar para promover a participação e articulação necessária em favor das grandes e pequenas localidades do nosso estado”, diz.
Ivoliciano conclui ressaltando que carrega consigo a força e o protagonismo necessário para atuar em defesa do direito à Saúde e, sobretudo, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Não esperem passividade desta gestão. Nossa postura e nosso diálogo serão sempre com um único proposito, a universalidade dos serviços do SUS à todos os paranaenses, sem qualquer tipo de discriminação”, conclui.
CONFIRA ABAIXO A NOVA COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DO COSEMS/PR:
Diretoria Executiva 2020-2021
Presidente – Ivoliciano Leonarchik
1º vice-presidente – Juliana Ferreira Canassa Campitelli
2º vice-presidente – Cleide Teresinha dos Santos Messias
1º diretor administrativo – Sérgio Henrique dos Santos
2º diretor administrativo – Fábio de Mello
1ª diretora financeira – Odileno Garcia Toledo
2ª diretora financeira – Gislaine Galvão Inácio
1º diretor de relações institucionais e parlamentares – Jonas Welter
2º diretor de relações institucionais e parlamentares – Hudson Efraim Teodoro Guimarães
1º diretor da Macrorregião Leste – Márcia Huçulak
2ª diretora da Macrorregião Leste – Emily Caroline Sakurai
1.ª diretora da Macrorregião Oeste – Franceli de Fátima Davi
2ª diretora da Macrorregião Oeste – Marcos Rigolon
1ª diretora da Macrorregião Norte – Márcia Regina Rossi
2ª diretora da Macrorregião Norte – Verônica Sanches Gomes
1ª diretora da Macrorregião Noroeste – Rosangela Guandalin
2ª diretora da Macrorregião Noroeste – Rebeca Galacci
Conselho Fiscal – Titulares
Alessandra Farias
Fabiana Olchneski Hannouche
Júlio Cesar Sandrini
Conselho Fiscal – Suplentes
Priscila A. Lunardon Godoy
Marly Terezinha Perelli
Emanuelle de Matos

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites