Gestores, apoiadores da saúde e interessados na área podem utilizar um serviço sem custos e de qualidade: o Mais Conasems. A plataforma é um portal de conhecimento com capacidade tecnológica de produção de conteúdos digitais e ensino à distância que oferece capacitação gratuita em saúde, sendo necessário apenas que o usuário realize um breve cadastro com CPF, nome, celular e e-mail. Sua missão é disponibilizar uma estrutura de formação continuada para gestores, técnicos e trabalhadores do sistema de saúde pública do país.
Por meio das 5.570 secretarias municipais de saúde e da imensa capilaridade do CONASEMS em todo o país, a ideia é transformar todas as unidades básicas de saúde do país em salas de aula. Ao todo, são 28 cursos disponíveis em videoaulas e materiais complementares. Um dos grandes destaques é o curso Atualização no Manejo Clínico do Paciente com Diabetes Mellitus Tipo 2 – DM2.
Atualização no Manejo Clínico do Paciente com Diabetes Mellitus Tipo 2 – DM2
Essa capacitação gratuita em saúde, voltada para a Diabetes Mellitus Tipo 2 – DM2, condição crônica e progressiva, que pode evoluir para graves complicações, é bastante completa.
O curso é voltado para médicos e enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde, e é composto por 4 aulas: Fundamentos do Diabetes tipo 2; metas de controle para o indivíduo com DM2; tratamento do indivíduo com pré-diabetes e DM2; e particularidades no tratamento do DM2: indicaçōes formais.
Carga horária: 40 horas.
Capacitação gratuita em saúde: arboviroses
Tendo em vista a situação atual da dengue no Brasil, com mais de 2,3 milhões de casos prováveis de dengue registrados de janeiro ao final de março de 2024, é fundamental que os profissionais da saúde estejam a par do manejo das doenças causada pelo aedes aegypti – que também inclui zika e chikungunya.
A capacitação gratuita em saúde em arboviroses inclui publicação do Ministério da Saúde sobre a Dengue: Diagnóstico e Manejo Clínico – Adulto e Criança; e fluxograma do manejo clínico da dengue.
Carga horária: 10 horas
Hepatite A e B
Voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, os cursos promovem uma atualização no Manejo Clínico da hepatite A e hepatite B, além de medidas de ação e prevenção relacionadas à imunização contra a infecção pelo HAV e VHB, os vírus da hepatite A e B.
As temáticas da capacitação gratuita em saúde incluem: aspectos históricos; etiologia e transmissão; epidemiologia; quadro clínico; exames complementares; diagnóstico diferencial; manejo clínico; e prevenção.
Carga horária de cada curso: 40 horas.
Projeto Imunize: doenças imununopreviníveis
Os cursos do Projeto Imunize incluem doenças como Covid 19, Influenza, febre amarela, Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC), HPV, Haemophilus Influenzae B, difteria, rubéola, caxumba, sarampo, varicela, tuberculose, rotavírus, meningite, poliomielite, botulismo, tétano e raiva.
Cada capacitação gratuita em saúde é voltada para profissionais e estudantes da área de saúde e tem ementa própria.
Carga horária de cada curso: 40 horas.
Aprimoramento em práticas de apoio para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS – I e II
Os cursos voltados aos integrantes da Rede Conasems-Cosems integram o Programa Mais Rede, criado com o intuito de desenvolver e aprimorar os processos de trabalho que permeiam o cotidiano dos integrantes da Rede.
Os materiais para cada capacitação gratuita em saúde foram obtidos do Curso de Aprimoramento em Práticas de Apoio para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS I e II, desenvolvidos pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC.
O Curso de Aprimoramento em Práticas de Apoio para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS contempla: necessidades em saúde e educação permanente; cuidado em saúde; modelo de atenção à saúde; e planejamento na perspectiva das necessidades de apoio ao COSEMS.
Você pode se inscrever aqui ou aqui.
Carga horária de cada curso: 180 horas.
Saiba mais sobre atualizações na área da saúde, acompanhando nosso Instagram e Facebook.