Na última quarta-feira (25/10), o COSEMS-PR participou, com seus apoiadores, da capacitação para o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A iniciativa nacional tem o objetivo realizar o cadastramento de todos os estabelecimentos de saúde que executam qualquer tipo de serviço de atenção à saúde no Brasil. Neste rol estão incluídas pessoas físicas e jurídicas.
“O CNES é a base oficial de dados, dentro do conjunto de dados relacionados aos estabelecimentos de saúde no País. Hoje temos mais de 400 mil estabelecimentos cadastrados”, explica a Gerente do Núcleo de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde, Luanna Silva da Costa.
Objetivo principal do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde atua para fornecer ao gestor público ou privado o acesso descomplicado ao conhecimento efetivo de sua rede de assistência, incluindo sua infraestrutura disponível.
Assim, é uma ferramenta de suporte essencial para a tomada de decisões e o planejamento de ações com base na clareza do mapeamento de serviços de saúde em sua área. Isso otimiza os serviços de saúde em âmbito nacional.
O estabelecimento de saúde é um ambiente físico, que pode ser uma estrutura fixa ou móvel, tanto de caráter privado, quanto público, onde indivíduos ou entidades realizam atividades e serviços de saúde. Esse local deve contar com um responsável técnico, equipe qualificada e infraestrutura adequada às suas funções específicas.
Como foi o treinamento para o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
Os profissionais puderam ampliar o conhecimento para o uso do sistema do CNES. “Pudemos aproximar as regionais estaduais desse contexto de dados relacionados, principais conceitos e assuntos atuais referentes ao tema”, explica Luanna.
O encontro forneceu diretrizes para o procedimento de registro de funcionários, sejam eles servidores, bolsistas ou terceirizados. Na capacitação, aos profissionais também foi passada a necessidade de se manter os registros sempre atualizados e em conformidade, destacando como a falta de regularização de funcionários pode impactar negativamente o desempenho da saúde no Estado.
O conhecimento sobre o uso do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde é imprescindível na medida em que o sistema viabiliza o controle dos recursos financeiros repassados pelo Ministério da Saúde.
Isso fica ainda mais claro quando considera-se que as discrepâncias nos registros de estabelecimentos de saúde ou profissionais da área podem acarretar dificuldades e problemas no processamento de serviços ambulatoriais e hospitalares. Além disso, também pode levar à interrupção dos repasses federais.
Por isso, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde é uma ferramenta essencial para o planejamento, monitoramento e avaliação do Sistema Único de Saúde.
Demais capacitações dos apoiadores
Na terça-feira (24/10), a reunião dos apoiadores do COSEMS-PR se voltou para mais uma capacitação acerca da Progestão. O intuito é que o apoiador possa desenvolver a territorialização de instrumentos de gestão e o conhecimento sobre sistema e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões.
Falaremos mais sobre o assunto no próximo texto! Siga acompanhando nosso blog para ter acesso a novidades e siga-nos no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das mudanças e dos nossos materiais.