Médicos, enfermeiros e farmacêuticos de hospitais considerados de pequeno porte, mas que tem prestado atendimento à casos de Covid-19 na 22ª Região de Saúde de Ivaiporã/PR, participaram na última quinta-feira (7) de uma importante capacitação promovida em conjunto pela 22ª Regional de Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Conselho Regionais de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) e Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec). Intitulada “Intubação Orotraqueal: Sequência Rápida x Sequência Atrasada no contexto da Covid-19”, a atividade aconteceu nas instalações da própria faculdade e foi conduzida pelo médico anestesiologista do Instituto de Saúde Bom Jesus (ISBJ), Dr. Moisés Souza Lima Rocha.

“O atual momento pandêmico que vivemos impõe mudanças rápidas no perfil de atendimento desses hospitais, mas que se bem oportunizadas, podem servir para que haja uma qualificação da Assistência, o que será de grande valia inclusive para o período pós-coronavírus”, explica o palestrante, Dr. Moisés.
Realizado através de abordagens práticas e teóricas, o evento possibilitou que seus participantes debatessem os possíveis protocolos e a medicação que deve ser ministrada em cada situação, bem como as vantagens e cuidados específicos para cada um deles. A paramentação dos profissionais e os demais cuidados que devem ser tomados durante a preparação de procedimentos como a intubação, ventilação mecânica e aspiração também foram oportunizadas, momento este conduzido pela enfermeira do ISBJ, Ana Angélica.
