Teve início nesta segunda-feira (27), em todo território nacional, a campanha de vacinação contra a COVID-19 com a vacina bivalente, ação integrante do Movimento Nacional pela Vacinação – que prevê ações para ampliar as coberturas contra a Covid-19 e as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Paraná, a iniciativa foi aberta oficialmente na Aldeia Indígena Campina, localizada no município de Mangueirinha/PR, região Sudoeste do Estado. As primeiras doses bivalentes da fabricante Pfizer foram direcionadas aos 887 indígenas maiores de 12 anos moradores da comunidade. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) – Litoral Sul e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) no Colégio Indígena Kókoj Ty Han, onde 232 crianças e adolescentes frequentam a educação básica e os ensinos fundamental e médio, respectivamente.
Uma das autoridades presentes na solenidade, o gestor de Saúde local e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Ivoliciano Leonarchik, salientou a importância das ações coletivas em prol da vacinação em todos os municípios paranaenses. “Atingir os indicadores vacinais ideais é um desafio, mas com engajamento vamos chegar lá novamente”, cita.
As pessoas selecionadas para dar início a esta nova etapa fazem parte de um dos grupos prioritários indicados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Essa fase ainda engloba pessoas acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), pacientes imunocomprometidos e comunidades ribeirinhas e quilombolas.
Outras quatro fases devem completar o cronograma para o reforço da vacinação contra a Covid-19. A segunda etapa está prevista a partir de março e engloba pessoas de 60 a 69 anos. A terceira abrange gestantes e puérperas, enquanto a quarta será direcionada a trabalhadores de saúde. Já a quinta fase será voltada para a vacinação de pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A aprovação por parte da Anvisa para o uso da vacina bivalente contra a Covid-19 aconteceu no final de 2022. Em fevereiro, as doses começaram a chegar aos estados e, até ao momento, o Paraná recebeu 291.600 doses. A maior parte deste quantitativo foi descentralizada na última quinta-feira (23) para as 22 Regionais de Saúde.
Além do presidente do Cosems-PR, estiveram presentes no evento o secretário de Estado da Saúde (Sesa-PR), Dr. Cesar Neves; a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesa-PR, Maria Goretti David Lopes; e Eduardo Caceres e Adir Veloso, representantes da DSEI e Funai, respectivamente, além de autoridades locais, profissionais da saúde, professores e moradores da região.
*Com informações e imagens da Agência Estadual de Notícias (AEN).