Na última semana, de 16 a 18 de novembro, aconteceu o Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Florianópolis-SC. O evento contou com a presença de mais de três mil gestoras e gestores municipais de saúde no Centro de Convenções CentroSul, onde foram debatidos e fomentados temas valiosos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Evidentemente, o COSEMS-PR esteve presente nos três dias do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, com um estande na feira de exposição e participando ativamente das palestras. Confira os principais temas tratados no evento:
Paraná e a Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde
No primeiro dia, de manhã, o Diretor Administrativo do COSEMS-PR e secretário municipal de saúde de Santa Terezinha do Itaipu-PR, Fábio de Mello, participou da mesa de abertura que discutiu a recém-criada Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde.
Os representantes do COSEMS dos estados do Paraná, São Paulo e Goiás expuseram os estágios em que as redes de atenção à saúde estão em relação ao Planejamento Regional Integrado (PRI), retratando o panorama sobre o andamento da implementação da Política.
“Hoje o Paraná está na fase 4. Já definimos as prioridades sanitárias e estamos revisitando as regiões com oficinas macrorregionais que possibilitam a reorganização da rede para a definição de um Plano Regional Integrado”, explica Fábio ao final da sua exposição no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Regionalização na atenção especializada e na urgência/emergência
No dia 16, à tarde, o assessor técnico do COSEMS-PR, João Felipe Marques da Silva, participou como convidado da mesa do II Simpósio dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, evento que ocorria paralelamente ao Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, debatendo acerca dos consórcios de saúde.
A mesa trouxe à tona a regionalização na atenção especializada e na urgência/emergência com os consórcios públicos de saúde. “A regionalização é imprescindível para a oferta de serviços de saúde para a população. Os consórcios, por sua vez, têm um grande papel na organização da rede de atenção na macrorregião de saúde”, explica João.
Os desafios atuais dos consórcios públicos, atualmente, estão relacionados ao financiamento, já que fica a cargo dos municípios a distribuição da verba para a atenção especializada e para a urgência/emergência.
Gestão e Contratualização no SUS
Levantando os valiosos aspectos relacionados à gestão e a contratualização de ações e serviços de saúde no âmbito municipal, a coordenadora técnica do COSEMS-PR, Marina S. Ricardo Martins, o assessor técnico do COSEMS-PR, João Felipe Marques da Silva, e a consultora do COSEMS-PR, Giorgia Regina Luchese, ofertaram o minicurso “Gestão e Contratualização no SUS”, no segundo dia do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Nas exposições, os profissionais trouxeram conhecimentos para que os presentes pudessem compreender as responsabilidades gestoras e sanitárias que cabem aos entes municipais e sua interface com a contratualização de serviços; discutir sobre as variadas modalidades de gestão e prestação de serviços de saúde, bem como os seus modelos contratuais; e debater sobre o como se dá a contratualização no SUS.
Projetos municipais no Congresso das Secretarias Municipais de Saúde
Ao longo do segundo dia do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde foram apresentados os trabalhos inscritos na Feira de Experiências Municipais Bem-SUScedidas, com o objetivo de gerar troca de experiências entre municípios, nas mais diversas áreas de atuação da saúde.
Os apresentadores puderam optar por um dos três formatos de apresentação: oral, banner físico ou e-banner. No formato de banner, expusemos 15 projetos e, como apresentação oral, 23. Confira os temas abordados:
Exposição de pôsteres no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste:
1 – Protocolo de atendimento em saúde mental no município de Sapopema – Emanuele Antonia Chede Subtil – Sapopema.
2 – Inovação no processo de cuidado ao usuário portador de transtorno de acumulação através do Capsa – Ivanilde Gonçalves do Nascimento – Pinhais.
3 – Truco da saúde: estratégia para ações de prevenção e autocuidado à população masculina – Leandro Benedito – Rio Bom.
4 – PlanificaSUS: O uso da ferramenta Google Planilha na territorialização, bem como seus impactos nos indicadores do Previne Brasil – Fabio Deziro Avelino – Rio Bom.
5 – Grávidas ativas – Luciane do Rocio Friedrich Neumann – Campo Largo.
6 – Implantação de terapias alternativas – hidroterapia e equoterapia para pessoas com deficiência – Neili Koch – Pato Bragado.
7 – Monitoramento de casos de Covid-19 nas escolas de Pinhais-PR pela vigilância em saúde em 2021 – Nivini Holanda da Conceição Pinto Nogueira – Pinhais.
8 – Construção coletiva do plano municipal de saúde de Novo Itacolomi – Priscila Felisbino – Novo Itacolomi.
9 – Vacina contra influenza para toda população no município de Novo Itacolomi – Tatiana favorito – Novo Itacolomi.
10 – Protocolo de fracionamento e gerenciamento dos medicamentos dos pacientes do Caps arte de viver de Mamborê – Elisangela Barbosa Povh – Mamborê.
11 – “Sementinha” da vacinação – Juliana Marisa Teruel Silveira da Silva – Cambé.
12 – Parceria Caps x horticultura comunitária como estratégia de promoção de saúde e reabilitação psicossocial – Lucivani Soares Zanella – Mamborê.
13 – A importância de um software para acompanhamento de pacientes insulinizados em Ponta Grossa – Renata Martins de Oliveira Ackler – Ponta Grossa.
14 – “Sábado azul” estratégia de fortalecimento da saúde do homem na atenção primária: relato de experiência – Rosely de Oliveira Batista – Ponta Grossa.
15 – Aperfeiçoamento dos contratos públicos de saúde terceirizados em Goioerê – Tiago Faquineti de Aragão – Goioerê.
Apresentação oral no Congresso das Secretarias Municipais Sul, Sudeste e Centro-Oeste
1 – Busca ativa de vacinação nas ilhas do rio Paraná: “paraíso das águas doces” – Moira Macedo Bahu Negrizolli – São Pedro do Paraná.
2 – Estratégia para realizar o inquérito e aumentar a cobertura vacinal em Curiúva – Neilor Jurandy da Costa – Curiúva.
3 – Ônibus da vacina: fortalecimento das ações de imunização – Stela de Souza Godoy – Ponta Grossa.
4 – Implantação de agendas para vacinação nas unidades de saúde – Debora Cristina de Lima Carlet – Curitiba.
5 – Método sinaleiro de monitoramento dos nascidos vivos e redução da mortalidade infantil – Barbara Munhoz da Cunha – Curitiba.
6 – Projeto olhar Jaguapitã – Gisele Aparecida de Moraes – Jaguapitã.
7 – Respirar melhor: programa de atendimento cardiorrespiratório ao paciente com síndrome pós Covid-19 – Francieli Gonçalves Glaab – Porto Vitória.
8 – Clínica municipal especializada em desenvolvimento infantil – Ivonete Emmerich Pacheco – Rio Negro.
9 – Captação precoce e realização do teste da linguinha no município de Palotina – Jessica Kehrig Fernandes – Palotina.
10 – Amamentação – Andrea Aparecida de Oliveira – Jaguapitã.
11 – Consultórios de incentivo e apoio ao aleitamento materno na atenção primária com o uso da laserterapia – Manon Callaça – Ponta Grossa.
12 – Não passe sufoco – Fernanda Lucia de Oliveira – Cidade Gaúcha.
13 – Agrotóxicos – educação e vigilância em saúde na escola municipal Marechal Deodoro de Pato Bragado – Aline Kammer Maldaner – Pato Bragado.
14 – 13ª Conferência Municipal de Saúde de Bituruna-PR: Relato de experiência exitosa no controle social – Adriano da Silveira Magnabosco – Bituruna.
15 – Saúde na feira Samas – Nadila Kotrich Menino – São Mateus do Sul.
16 – Atuação da equipe de saúde na prevenção e tratamento das comorbidades decorrentes da obesidade – Rosimar de Almeida Silva – Jardim Olinda.
17 – Projeto “Caminhos do Cresems” reflete união e protagonismo dos gestores nos espaços de governança – Keullin Cristian Oliboni – Guarapuava.
18 – Elaboração do protocolo municipal de oxigenoterapia domiciliar – Daiane de Fatima dos Santos – Campo Largo.
19 – Atendimento virtual de queixas agudas como estratégia de ampliação do acesso à saúde – Flavia Celene Quadros – Curitiba.
20 – O nosso coração bate por você – Fernando Domingos Ribeiro – Cidade Gaúcha.
21 – Projeto Sorrir – Silvana Maria Pereira Pauleski – Cidade Gaúcha.
22 – A importância do núcleo de apoio a saúde da família no município de Espigão Alto do Iguaçu – Jocemar Mendes de Jesus – Espigão Alto do Iguaçu.
23 – Programa mulher mais feliz: um olhar mais cuidadoso para a saúde da mulher – Iris Heloisa Pereira Guerra – Quinta do Sol.
Ainda tivemos uma exposição ao longo do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde
Como comentado brevemente, o COSEMS-PR teve um estande próprio na feira de exposição do congresso. Durante o primeiro dia, distribuímos bottons personalizados e chocolates em formato de pinhão.
No local, estiveram presentes o corpo técnico do COSEMS e os apoiadores das regiões do nosso estado, para receber a visita de gestores municipais de saúde e outros visitantes que se interessassem pelo trabalho do Paraná.
Dentro do estande, contamos, ainda, com uma sala de reunião fechada para que os visitantes ficassem mais à vontade para conversar com o nosso time. E na parte de trás do estande, fizemos a impressão de um mapa do Paraná, para que o pessoal do estado fosse lá tirar foto.
Participe ativamente e siga acompanhando nosso blog para ter acesso a novidades e siga-nos no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das mudanças e dos nossos materiais.