Cosems/PR apresenta novos apoiadores regionais

Por cosemspr - 09 de fevereiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

Desde o início do mês de fevereiro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) conta o incremento de novos integrantes ao seu corpo de apoiadores regionais.
Captados para o suporte aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliando-os na tomada de decisões e na promoção de ações que fortaleçam as regiões de saúde do Paraná, os novos profissionais (seis no total), passaram por rigoroso processo seletivo entre 2020 e 2021—o que incluiu ainda sabatina com representantes do corpo técnico do Cosems/PR e a observância de critérios técnicos como comprovação de escolaridade e vivência na área da Saúde Pública, entre outros. Os selecionados irão atuar na 01ª, 07ª, 08ª, 09ª, 20ª e 21ª regiões de saúde, respectivamente.
O Projeto Apoiador é uma parceria do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. No Paraná, o Cosems/PR conta atualmente com 22 apoiadores descentralizados atuando nas 22 regiões de saúde.
Abaixo, conheça o perfil de cada um dos novos apoiadores:
1ª Região de Saúde: Paranaguá/PR – Michele Straub
Natural de São José do Cedro/SC, a nova apoiadora para o litoral paranaense possui graduação em enfermagem pela Unioeste de Cascavel/PR. Mestra em Saúde Coletiva e doutoranda em Enfermagem pela UFPR, a agora apoiadora teve a vivência de atuar como profissional da enfermagem na estratégia Saúde da Família e também na Coordenação de Unidade Básica de Saúde (UBS) e de Atenção Básica no litoral paranaense entre os anos de 2008 e 2011. Auditora de Serviços em Saúde e ex-professora do curso de Medicina da UFPR, exerceu o papel de apoiadora do Cosems/PR entre os anos de 2012 e 2015.
“O litoral é minha casa, região linda, única e cheia de especificidades. Estou muito feliz e animada em trabalhar e contribuir com os gestores e trabalhadores da Saúde da região para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) com acesso universal e igualitário para promoção, proteção e recuperação da saúde”, cita.
Localizada dentro da Macrorregional Leste, a 1ª Região de Saúde possui aproximadamente 250 mil habitantes, sendo composta pelos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
7ª Região de Saúde: Pato Branco/PR – Mateus Magri
Natural de Mariópolis/PR, o selecionado para o apoio aos gestores da Região de Saúde de Pato Branco/PR é graduado Técnico em Meio Ambiente pelo Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil (CEEP – Clevelândia/PR) em 2008. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Mater Dei de Pato Branco/PR (2016), e em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro – Guarapuava/PR), em 2016.
Suas principais experiências profissionais acontecem em sua terra natal. Entre 2017 e 2018, exerceu o cargo de diretor do Departamento de Viação, Obras e Serviços Urbanos no município mariopolitano. Entre 2018 e 2020, atuou como Assessor Financeiro na pasta da Saúde.
Localizada na Macrorregional Oeste, a 7ª Regional de Saúde possui população estimada em 245 mil habitantes. Compõe a subdivisão atualmente os municípios de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara d’Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino.
8ª Região de Saúde: Francisco Beltrão/PR – Nadiane Carla Schlosser
Graduada em Fisioterapia pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná (Unisep) em 2009, a nova apoiadora regional para a região de Francisco Beltrão/PR também é especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Campus Realeza), em 2020.
Atuou como fisioterapeuta entre os anos de 2010 e 2016 na secretaria municipal de Saúde de Realeza/PR, exercendo também a profissão no município de Planalto/PR, entre 2014 e 2016. Foi também conselheira de Saúde no município realezense entre 2015 e 2016, gestora de Saúde de Planalto/PR entre 2017 e 2020 e por fim, presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cresems) da 8ª Região entre 2019 e 2020.
A apoiadora se diz entusiasmada e disposta para integrar a equipe e auxiliar a fortalecer a atuação dos gestores de saúde na região.
“O meu desejo é desempenhar um papel de articulação eficaz em benefício da Saúde Pública na região. Para isso, pretendo me desenvolver ainda mais, nos tornando uma base de conhecimento e segurança disponível para auxiliar os gestores e suas equipes”, diz.
A 8ª Região de Saúde está situada na Macrorregional Oeste, tendo sua população estimada em cerca de 330 mil habitantes. Compõem a subdivisão atualmente os municípios de Ampére, Barracão, Bela Vista do Carobá, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste e Verê.
9ª Região de Saúde: Foz do Iguaçu/PR – Cleverson Adão Patrocínio
Atuante há mais de 20 anos na área da Saúde, o novo apoiador da 9ª Região de Saúde de Foz do Iguaçu/PR, é filho da própria terra. Habilitado inicialmente como Técnico de Enfermagem, também possui bacharelado em Enfermagem e graduação nas áreas de Saúde Mental e Auditoria e Pesquisa.
Dentro da sua trajetória, destaca-se sua contribuição no gerenciamento de 250 profissionais quando da sua atuação no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, no município iguaçuense, onde também foi um dos idealizadores do Comitê Gestor de Urgências e Emergências. A partir de 2014, integrou a equipe do Programa Mais Médicos, colaborando para a idealização de projetos, pesquisas e ações nos 310 municípios paranaenses aderidos à estratégia, agregando principalmente na área da Atenção Primária até o final do seu contrato, findado em 2020.
Aprovado em 2021 para o processo seletivo do Cosems/PR, o agora responsável pelo apoio aos municípios da 9ª Região está focado em adquirir e transmitir os valores necessários para uma ampla atuação junto aos gestores de saúde.
“Desde o início do processo seletivo, estamos empenhados em nos capacitar e diante da nossa aprovação, agora focamos em estar à altura de contribuir com os municípios da 9ª Região, passando todo o nosso conhecimento aos gestores com o auxílio dos demais apoiadores do Cosems/PR, podendo viabilizar melhorias que realmente irão trazer mudanças às regiões de saúde e aos municípios paranaenses. A nossa expectativa é grande para contribuir com as expectativas dos municípios”, finaliza.
Localizada na Macrorregional Oeste, a 9ª Regional de Saúde possui população estimada em 440 mil habitantes. Compõe a subdivisão atualmente os municípios de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.
20ª Região de Saúde: Toledo/PR – Renato Augusto Marcon Pesibiczeski
Natural de Pato Branco/PR, o novo integrante do Cosems/PR para o apoio aos gestores da 20ª Região de Saúde de Toledo/PR é graduado em Enfermagem e Obstetrícia com Licenciatura Plena pela UNIOESTE (1996), – possuindo ainda especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações, Educação para a Saúde Pública e Educação Profissional. Além disso, foi membro fundador da Comissão Intra Hospitalar de Transplante e de diversas comissões além da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), atuando também em Comitês Municipais de Saúde na região Sudoeste do estado do Paraná.
Além das qualificações, o profissional possui vasto histórico dentro da saúde paranaense. Foi consultor de Enfermagem em inúmeras instituições educacionais, hospitais, Centros de Saúde e clínicas, sendo Supervisor Geral do Serviço de Enfermagem do Hospital Policlínica de Pato Branco/PR.
Coordenou ainda o Serviço de Enfermagem do Hospital São Lucas (Pato Branco/PR) em 2003; os Cursos de Enfermagem da UNIPAR (Francisco Beltrão/PR – 2003 a 2008) e da UNICS (Centro Universitário Católico – Palmas/PR), entre 2008 a 2010. Comandou também o Serviço de Enfermagem da Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto (Assis Chateaubriand/PR) entre 2018 e 2019, saindo para assumir a Secretaria Municipal de Saúde local entre 2019 e 2020.
Atuou como Coordenador e instrutor de cursos de saúde no SENAC (Pato Branco/PR) de 1997 á 2017, exercendo ainda a docência como professor convidado nos Cursos de Pós Graduação em nível de Especialização na UDC (Foz do Iguaçu/PR); ESAP (Londrina/PR); CENSUPEG (Joinville/SC); UNICAMPO (Campo Mourão/PR); IEFAP (Maringá/PR) e CESCAGE (Ponta Grossa/PR). Além de apoiador, permanece como professor universitário, atuando como Coordenador e Professor do Curso de Enfermagem da Faculdade (UNIMEO/CTESOP – Assis Chateaubriand/PR), palestrando inclusive nas áreas de saúde, administração e educação.
“A responsabilidade é enorme para atuar frente a esta subdivisão constituída por 18 importantíssimos municípios. A minha expectativa enquanto apoiador regional é fortalecer ainda mais o SUS nestas localidades, fazendo a ponte entre o Cosems/PR, a Regional e os Gestores, buscando qualificar ainda mais as ações e serviços em prol da população”, conclui.
Localizada na Macrorregional Oeste, a 20ª Regional de Saúde possui população estimada em 340 mil habitantes. Compõe a subdivisão atualmente os municípios de Assis Chateaubriand, Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi.
21ª Região de Saúde: Telêmaco Borba/PR – Francisco Leônidas Carneiro Junior
O novo apoiador para região de saúde que integra a Macrorregional Leste possui graduação de Tecnólogo em Gestão Pública pelo Centro Universitário de Maringá/PR (Unicesumar – 2018) e pós-graduação em Saúde Pública e Planejamento e Gestão pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar – 2021).
Suas principais experiências profissionais acontecem em sua terra natal, Ortigueira/PR. No município, exerceu o cargo de Assessor Parlamentar entre os anos de 2004 e 2006, sendo ainda Secretário de Governo entre 2013 e 2016 e Secretário de Saúde entre os anos de 2016 e 2020.
Foi componente importante para o desenvolvimento do Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (Cresems) da 21ª Região, atuando como secretário do órgão entre 2016-2017 e como presidente da entidade entre 2017 e 2019. Desempenhou ainda em 2020 a função de diretor da Macrorregional Leste.
“No anseio por desafios profissionais, acredito que o cargo de apoiador regional do Cosems seja a oportunidade ideal para o desenvolvimento profissional e a obtenção de resultados expressivos e positivos. Com o auxílio dos demais apoiadores, estamos focados em realizar um grande trabalho”, conclui.
Situada na Macrorregional Leste, a 21ª Região de Saúde tem população estimada em 170 mil habitantes, sendo composta atualmente pelos municípios de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
Clique aqui e acesse a galeria completa dos Apoiadores Regionais do Cosems/PR

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites