Cosems-PR completa 35 anos e divulga carta de comemoração

Por cosemspr - 20 de novembro de 2022

Em: NOTÍCIAS

Neste domingo (20), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) celebra o seu 35º aniversário. Em comemoração à data, o presidente do órgão e gestor de Saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik, publica uma carta falando sobre a história, conquistas e desafios que vem pela frente.
“Neste dia 20 de novembro de 2022, o Cosems-PR completa 35 anos. Foi, então, em 1987, que a ideia da criação de uma entidade que trabalhasse para dar espaço, voz e representatividade aos gestores de saúde do Paraná surgiu, a partir da criação da Associação Paranaense de Secretários Municipais de Saúde (Apasems), em Cambé/PR, norte do Estado.
De lá para cá e as custas de muito trabalho, o Cosems-PR tem conquistado seu lugar de protagonista – sendo um colegiado amplamente reconhecido a nível nacional, participando de movimentos fundamentais para o desenvolvimento da saúde paranaense e cumprindo à risca o seu papel ideológico de reforçar os processos de municipalização da saúde e de impedir a fragmentação do sistema de saúde, com a finalidade de prover as ações e os serviços necessários para toda a população.
Essa efervescência em querer fazer sempre mais e melhor – e de se fazer representativo, se reflete neste aniversário de 35 anos, no momento em que a Saúde no Estado e no país vivem momentos desafiadores – principalmente após o coronavírus e a pandemia de covid-19. É a soma de esforços junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que nos possibilitarão continuar crescendo, ampliando e fortalecendo a instituição – estando consequentemente cada vez mais próximo dos gestores municipais, da realidade e da necessidade dos municípios. Junto à data, o Cosems-PR celebra também a sua postura e dedicação em favor da defesa, da união e apoio as parcerias firmadas para promover a melhoria da saúde da população do Paraná.
Todo esse esforço e as conquistas só são possíveis graças ao suporte e a confiança dos 399 gestores de Saúde do Paraná e dos profissionais que compõem a nossa Diretoria Executiva, os Conselhos Consultivo e Fiscal – além dos integrantes da nossa equipe técnica, que acompanham as demandas e estão sempre empenhados em trabalhar para o fortalecimento da gestão municipal de saúde e dos municípios paranaenses.
Com 35 anos, o Cosems-PR reforça sua credibilidade frente aos gestores de saúde com décadas de experiência, acumulando o conhecimento de um sábio ancião, mas com a energia e vontade de um jovem adulto, com interesse em mudar o mundo e fazer o melhor para todos que estão a nossa volta.
Os planos continuam porque esperança, fé e perseverança não faltam a nós nem a vocês. Obrigado por compartilhar mais este aniversário com a gente!
Ivoliciano Leonarchik
Presidente do Cosems-PR

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites