Cosems/PR e representantes de Cresems se reúnem para primeiros encontros dos Grupos Técnicos em 2021

Por cosemspr - 24 de fevereiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

Membros do corpo técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e os gestores de saúde representantes do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cresems) se reuniram na manhã da última terça-feira (23), para os primeiros encontros de 2021 dos Grupos Técnicos de Atenção à Saúde, Gestão e Planejamento e Vigilância em Saúde. Promovidos simultaneamente e de maneira virtual, ambos os encontros permitiram a apreciação e o debate de inúmeras questões referentes às políticas públicas de Saúde paranaense.
Criadas para o apoio e fortalecimento do trabalho das Comissões, os Grupos Técnicos possibilitam que seus participantes fomentem pesquisas, estudos e investigações sobre assuntos específicos, promovendo assim a troca de experiências e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Paraná.
“É por intermédio da interação e da união dos técnicos em torno de temas em comum que os Grupos Técnicos evidenciam sua capacidade de produção e disseminação de conhecimento, o que favorece o desenvolvimento das políticas públicas de saúde e qualifica o SUS no âmbito dos estados”, explica a Coordenadora Técnica do Cosems/PR, Marina Martins.
Inerente ao debate referente à Atenção à Saúde e Gestão e Planejamento—promovidas em conjunto, destacaram-se os diálogos acerca do cronograma de pactuação interfederativa de indicadores para os municípios, regiões de saúde e Estado; Estratificação de Risco Gestacional e por fim, acerca dos recursos da Portaria nº 3.896 – que visa o enfrentamento das demandas assistenciais geradas pelo novo coronavírus.
A discussão acerca do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 – número de doses aplicadas e cronograma de novas remessas oriundas do Ministério da Saúde; a situação epidemiológica das Arboviroses/índices de infestação do Aedes Aegypti no Paraná e a apresentação da atual situação sobre a mortalidade materna, infantil e fetal em todo o Estado foram as principais pautas do Grupo Técnico de Vigilância em Saúde, discussões que encerraram o encontro.
Os temas discutidos subsidiarão os encaminhamentos que serão debatidos nos próximos encontros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), encontro que irá contar com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/PR).

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites