COSEMS-PR e SESA-PR alinham início da vacinação para adolescentes com comorbidades

Por cosemspr - 04 de novembro de 2021

Em: COVID-19

O Paraná vai começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens de 17 anos sem comorbidades. A definição aconteceu na manhã desta terça-feira (21) em encontro realizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) – iniciativa que contou com a participação de representantes do órgão, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Na ocasião, foi definido que a campanha para a imunização dos jovens que possuem alguma comorbidade acontecerá em ordem decrescente, levando em consideração deficiências permanentes, gestantes e puérperas, indígenas e privados de liberdade. Já o início da vacinação de adolescentes – exclusivamente de 17 anos e sem comorbidades, começa na próxima terça-feira (28). Acesse o documento na integra (https://bit.ly/3hUoXM6).

Para as demais faixas etárias, o andamento será viabilizado desde que o Ministério da Saúde reavalie o posicionamento e inclua a imunização deste público sem condições pré-existentes no PNI.

O presidente do Cosems-PR e secretário municipal de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik, reitera que existe um pedido para que os 399 municípios do Paraná cumpram a recomendação estadual.

“Pedimos que os gestores sigam essa orientação e não tomem decisões isoladas, visto que fizemos uma ampla discussão e oportunizamos essa pactuação também com os pequenos municípios. Desde o início da pandemia temos trabalhado desta forma e devemos continuar caminhar juntos”, afirmou.

De acordo com a normativa, neste primeiro momento os municípios paranaenses deverão utilizar doses remanescentes da reserva técnica – exclusivamente do imunizante Pfizer/BioNTech, considerando que não houve, ainda, repasse de doses destinadas para este público por parte do Ministério da Saúde. É a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A orientação ainda será deliberada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quarta-feira (22), com previsão de início efetivo na quinta (23).

“Este é o primeiro passo que estamos dando para iniciar a imunização deste público que já está amparado pelo Plano Nacional de Imunizações – PNI. Os municípios sinalizaram que existe a possibilidade deste avanço e agora esperamos em conjunto, que o Ministério da Saúde reveja essa posição e que todos possamos avançar na vacinação também, dos adolescentes em geral”, conclui o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Além dos citados, participaram do encontro o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas/PR, José Aparecido Weiller Júnior, representantes da diretoria e corpo técnico do Cosems/PR e membros da Sesa-PR.

*Com informações de https://www.saude.pr.gov.br/.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites