Cosems/PR e Sesa/PR discutem adoção de novas medidas e diretrizes para o enfrentamento à Covid-19 em todo o Paraná

Por cosemspr - 25 de maio de 2021

Em: COVID-19

Membros da diretoria e corpo técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), e integrantes das áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção e Vigilância em Saúde (DAV) – pastas vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/PR), se reuniram na tarde desta segunda-feira (24) na capital do Estado para um diálogo de urgência, encontro que serviu para a definição de novas diretrizes e medidas de enfrentamento à Covid-19 em todo o Paraná.
Além de possibilitar um espaço especial para a discussão das medidas de enfrentamento ao atual momento pandêmico vivido, os participantes também tiveram a oportunidade de dialogar sobre temáticas relevantes para o atual momento, como os apontamentos necessários para a confecção de um novo decreto a ser editado pelo Governo do Estado, a vacinação contra a Covid-19, e o Rastreamento e Monitoramento de Contatos, além de vacinação contra a Influenza e a Mortalidade Materna.
Durante todo o diálogo, os gestores expressaram preocupação com o expoente aumento de casos e a necessidade da adoção de medidas que levem a redução do agravamento da doença no Paraná.
Em consenso, houve a concordância sobre a necessidade de continuar seguindo as diretrizes do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, texto pactuado de forma bipartite, reafirmando inclusive a premissa de que qualquer alteração que venha a ser aventada deve ser sugerida e repactuada da mesma forma.
Referente ao controle do número de casos, os participantes entenderam como sendo de fundamental importância o monitoramento e o rastreamento de contatos. Para que isso aconteça de maneira efetiva, haverá a capacitação das equipes e também a compra e distribuição – em quantitativo suficiente, de oxímetros para as equipes da APS de todo o Estado.
Outro tema relevante abordado diz respeito à vacinação contra a Influenza. É preciso aumentar a cobertura vacinal em todo o Paraná. Para isso, é imprescindível a continuidade do trabalho de qualidade e comprometido das equipes de saúde paranaenses, mas que também haja um engajamento por parte do público alvo. Identificou-se a necessidade de se investir em publicidade para que a população entenda a importância da vacinação.
Por fim, em relação ao aumento significativo da Mortalidade Materna por conta da Covid-19, houve o entendimento da necessidade de uma atenção especial.
A Sesa/PR tem publicizado uma série de medidas educativas – capacitações, publicações de materiais orientativos para profissionais da saúde e a organização de encontros para trocas de experiências já tem acontecido. Pensando em aumentar a gama de ferramentas ofertadas, a Secretaria promoverá ainda nesta semana uma capacitação para profissionais da rede hospitalar voltado ao manejo clínico de gestantes e puérperas já positivadas para a Covid-19.
Além disso, foi reforçada a necessidade de se olhar para os Pontos de Atenção da Linha de Cuidado Materna e Infantil, no sentido de entender as atuais fragilidades e avançar para a redução desse indicador.
Participaram do encontro de maneira presencial o presidente do Cosems/PR, Ivoliciano Leonarchik; a assessora técnica do órgão, Giorgia Luchese; a diretora da DAV/SESA, Maria Goretti David Lopes e as coordenadoras da APS/SESA, Sidneya Marques Svierdsovski e Acácia Nars, além de técnicos do órgão e integrantes da diretoria do Cosems/PR, estes últimos de maneira híbrida.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites