Cosems/PR e Sesa/PR discutem criação de formulário que evidencia quantitativo de insumos para o tratamento de pacientes da Covid-19 no Paraná

Por cosemspr - 23 de março de 2021

Em: NOTÍCIAS

Diretoria e corpo técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/PR) e do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), se reuniram na manhã desta terça-feira (23) para a discussão e construção de um formulário para coleta e monitoramento do quantitativo de insumos necessários para o suporte aos pacientes da Covid-19 nos municípios paranaenses.
De acordo com o presidente do Cosems/PR e um dos participantes do encontro, Ivo Leonarchik, o documento vai permitir um gerenciamento eficaz para pontos de atendimento como Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais de Pequeno Porte (HPP), Pronto Atendimento Municipal (PAM), e Hospitais de Referência, permitindo um atendimento eficiente e em tempo hábil para os pacientes do nosso estado.
“Muitas vezes os dados de cada região acabam desencontrados, o que acaba acarretando em um certo atraso na solicitação e posterior envio destes insumos. Diante disso, é vital para quem precisa que haja uma sinergia entre municípios, regionais de saúde e Governo do Estado para que esse controle esteja sempre atualizado, antevendo assim qualquer tipo de dificuldade”, comenta.
A estratégia vai permitir de maneira atualizada que os órgãos de Saúde do Paraná tenham ciência das informações acerca do quantitativo disponível em cada estabelecimento de saúde referente ao estoque e consumo de medicamentos que são utilizados na intubação orotraqueal, sedação e analgesia, imprescindíveis para o tratamento dos pacientes acometidos pela Covid-19. O correto preenchimento do formulário possibilitará uma coordenação mais assertiva quanto a compra e envio destes insumos.
Após sua estruturação e conclusão, o questionário será encaminhado aos apoiadores regionais do Conselho que atuam nas 22 regiões de Saúde do Paraná, para posterior preenchimento e atualização – monitoramento que será promovido semanalmente.
“Independentemente de qualquer estratégia que possa ser elaborada em conjunto com a Sesa para a otimização do atendimento aos pacientes paranaenses, precisamos da conscientização da sociedade em geral para manter os cuidados básicos que o atual momento exige, como o distanciamento social e o uso de máscaras e álcool em gel”, finaliza o presidente do Cosems/PR.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites