Cosems/PR: Operacionalização da vacinação contra a Covid-19 e estratégias para o acolhimento aos novos gestores municipais são temas do encontro com a Sesa/PR

Por cosemspr - 18 de janeiro de 2021

Em: COVID-19

Integrantes do corpo diretivo e técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto—acompanhado de comitiva da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa/PR), se reuniram na sede do Cosems/PR na manhã da última quinta-feira (14) para o diálogo acerca da operacionalização da vacinação contra a Covid-19 e as estratégias para o acolhimento aos novos gestores municipais de saúde do Estado. O encontro contou com a participação remota de mais de 100 gestores de saúde de todo o Paraná, além dos apoiadores regionais.
Para o presidente Ivo, a articulação entre a gestão estadual e municipal é fundamental para o alinhamento e organização da saúde pública paranaense.
“Somos gratos ao secretário Beto Preto por nos prestigiar e se esforçar para que estejamos alinhados e atuando de forma conjunta ao lado da Sesa/PR. O canal aberto junto a Secretaria de Saúde é uma prioridade para o aprimoramento dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Paraná. É juntando forças e convergindo para o mesmo lado de forma conjunta que continuaremos avançando”, agradece.
Parte do encontro teve como pauta a vacina contra a Covid-19. Na oportunidade, integrantes da Sesa/PR dialogaram sobre a necessidade da construção dos Planos Municipais de Vacinação, documento que, seguindo as diretrizes do Plano Estadual de Vacinação, irá conter informações sobre a população a ser vacinada, as fases e os tipos de vacinas que serão ofertadas—documento que será publicado pelo órgão nos próximos dias.
Outra pauta debatida pelos presentes foi acerca da importância do acolhimento aos gestores municipais de saúde que assumiram seus cargos neste mês de janeiro, na troca de gestão. O presidente do Cosems/PR lembrou que 2021 traz esse desafio de conhecer, aproximar e capacitar esses profissionais, expondo a eles a responsabilidade da sua função e a importância do seu papel enquanto gestor municipal. 
“Em muitas cidades, os secretários municipais de saúde são novos no cargo. Alguns se mantiveram, mas grande parte não. Por conta disso, uma das tarefas a ser realizada é promover esse acolhimento e repassar conhecimento sobre a função do gestor municipal, assim que as questões da vacinação estiverem alinhadas, em funcionamento e organizadas de modo a manter todos os cuidados sanitários utilizados na pandemia. O Cosems conta com a parceria da Sesa para a condução da saúde pública nos municípios”, diz.
O secretário Beto Preto finaliza corroborando que a proximidade entre as instituições é imprescindível para a saúde paranaense.
“Estivemos no Cosems mostrando o quanto a instituição é importante para o bom andamento do SUS em nosso estado. Atuar em parceria com o representante de todos os gestores municipais nos auxilia na condução de políticas públicas e campanhas, como esta que estamos iniciando para a vacinação contra a Covid-19”, conclui o secretário estadual.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites