Entre os dias 14 e 15 de maio de 2024, o Hotel Lizon, em Curitiba, foi sede de um importante encontro voltado para novos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Organizado pelo COSEMS-PR, o evento se voltou a dar boas-vindas aos novos gestores municipais de saúde, além de uma introdução abrangente aos principais temas relacionados à gestão do SUS, fundamentado pelos princípios da Reforma Sanitária.
O evento buscou fomentar as competências essenciais para os gestores do SUS, abordando desde as necessidades técnicas da equipe de trabalho, até a governança regional e interfederativa. Entre os tópicos principais de discussão, estiveram: reflexão sobre o papel do gestor enquanto agente que promove a melhoria na gestão do sistema e o cuidado à saúde dos cidadãos; aproximação com a gestão da saúde pública municipal a partir do conhecimento dos principais temas e desafios da área; estímulo à atuação interfederativa, segundo a atuação dos gestores nos Conselhos Regionais de Secretários Municipais de Saúde (CRESEMS), nas Comissões Intergestoras Regionais (CIR) e na Comissão Intergestora Bipartite Estadual (CIB); e fortalecimento dos laços com o Cosems-PR.
“Gostaria de parabenizar o COSEMS-PR pela iniciativa de promover essas palestras aos gestores municipais de saúde, que são de extrema importância e irão produzir um grande efeito na nossa atuação diária”, apontou o secretário de saúde de Ubiratã-PR, Orlando Vieira Filho.
Metodologia para gestores municipais de saúde
Utilizando situações problemas, rodas de conversa e exposições dialogadas, o curso criou um ambiente de troca de experiências e construção coletiva de conhecimento. A ideia partiu do pressuposto de que todos os novos gestores municipais de saúde possuíam conhecimentos prévios a serem partilhados, promovendo assim uma reflexão coletiva sobre a prática da gestão no SUS.
Entre os tópicos de discussão, estiveram:
- Planejamento, Financiamento e Prestação de Contas
- Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Contratualização)
- Atenção Básica
- Vigilância em Saúde
- Rede de Atenção e Linhas de Cuidado
- O “SER” Gestor do SUS
- Apresentação da instituição Cosems-PR
Depois da experiência, a secretária de saúde de São José da Boa vista, Sandra Regina Pereira de Souza, disse: “quando voltar para minha cidade, vou entrar em contato com a equipe técnica e com os contadores equipe de licitação para que possamos trabalhar da melhor maneira com os recursos disponíveis e revertê-los em melhores condições para o nosso município”.
Ao final, os gestores municipais de saúde saíram mais capacitados para enfrentar os desafios da gestão pública e contribuir significativamente para a melhoria do SUS em suas regiões.