Cosems/PR promove capacitação para novos apoiadores regionais

Por cosemspr - 11 de fevereiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

Nos últimos dias 3, 4 e 5 deste mês, os seis novos integrantes do corpo de apoiadores regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), passaram por dias de intensa capacitação—qualificação proposta pensando no melhor suporte aos profissionais que irão prestar auxílio a gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam nas regiões de saúde do Paraná. Promovido presencialmente na sede do próprio Cosems/PR, a atividade foi coordenada e conduzida por integrantes da diretiva e do corpo técnico do órgão.
Responsável pela acolhida inicial aos novos apoiadores na oportunidade, o presidente do Cosems/PR e secretário da saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik, reforçou que a atuação de um apoiador corretamente qualificado, instruído e atento a todas as especificidades da Saúde é primordial para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em toda a sua abrangência.
“A função do apoiador é tirar o gestor da zona de conforto, convidando-o a participar dos espaços de gestão e possibilitando todo o apoio técnico necessário para que informação de qualidade chegue até a ponta, de forma ágil. Por isso a importância de capacitá-los de maneira eficiente para que possam transmitir segurança aos gestores, acompanhando-os e orientando-os para o uso de ferramentas de gestão e estimulando os municípios a melhorarem cada vez mais suas ações em prol da comunidade”, comenta.
O Projeto Apoiador é uma parceria do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. No Paraná, o Cosems/PR conta atualmente com 22 apoiadores descentralizados atuando nas 22 regiões de saúde.
Entre as atribuições inerentes a estes profissionais está a mobilização das secretarias municipais de Saúde em uma agenda interfederativa e o auxílio para o desenvolvimento de projetos de Educação Permanente, além do apoio aos gestores de saúde nas questões da própria governança, trabalhando em conjunto a busca de soluções para os problemas da região de saúde.
Para que execute tais funções, é indispensável que os apoiadores participem e estimulem reuniões de pactuação como a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Comissão Intergestores Regional (CIR), reuniões do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) e os encontros do próprio Cosems/PR, fazendo mensalmente registros administrativos e técnicos, submetendo-os à Coordenação de Apoio.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites