Cosems-PR realiza reunião com gestores municipais e promove oficinas de capacitação para a equipe técnica

Por Bravvo Websites - 29 de junho de 2023

Em: NOTÍCIAS

Na última segunda-feira (19), o Cosems-PR realizou uma reunião para discutir alguns temas levantados pelas regiões de saúde. A pauta do encontro girou em torno de referências hospitalares, tratamento fora do domicílio (TFD), incentivos e custeio de média e alta complexidades. A reunião, que acontece mensalmente, contou com a presença de membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, do Conselho Consultivo e da Equipe Técnica do Cosems-PR. Esse encontro deu início a uma série de atividades que aconteceram ao longo da semana no Victoria Villa Hotel, em Curitiba. 

Contando com a participação de 126 gestores e técnicos municipais, na manhã da terça-feira (20) foi realizada uma Assembleia Geral do Cosems-PR. Durante o encontro houve a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2023 e foi concluída a ratificação da venda das salas do edifício Urban Office. Além disso, outro assunto tratado na assembleia foi o Projeto Mais Médicos, programa de provimento do Ministério da saúde, e como ele afetará as regionais de saúde do Paraná.

No período da tarde de terça-feira, se iniciou o treinamento da equipe técnica e administrativa do Cosems-PR. Durante três dias foram realizadas oficinas e reuniões que abordaram tópicos relacionados ao aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. Após uma conversa sobre o cenário atual da Rede de Atenção Materna e Infantil (RAMI), os participantes do evento – divididos em grupos por macrorregiões de saúde – propuseram as diretrizes para uma reorganização na Linha de Atenção à Saúde Materna e Infantil, levando em conta as possíveis soluções para enfrentar os principais problemas vivenciados em cada região.

Durante a quarta-feira (21) foram realizadas as oficinas do Projeto Progestão, comandado pelas professoras Brígida Gimenez Carvalho e Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes, docentes do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da UEL. A oficina inicial, intitulada “Ser Gestor”, teve como objetivo discutir as competências e macrofunções do gestor de saúde. Durante a tarde, a segunda oficina, “Território”, promoveu uma discussão acerca do conceito de território e a sua importância para o processo de planejamento e gestão, assim como identificar as ferramentas disponíveis para a apropriação do espaço territorial.

No último dia, quinta-feira (22), os Grupos Técnicos Interfederativos discutiram sobre assuntos como assistência farmacêutica, saúde digital, atenção especializada, vigilância em saúde, atenção à saúde da pessoa com deficiência, QualiCIS e PlanificaSUS.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites