Cosems-PR sedia ação da Semana Mundial sem Tabaco

Por cosemspr - 27 de maio de 2022

Em: GESTÃO

Membros da equipe técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), Divisão de Controle do Tabagismo (DITAB), Instituto Nacional de Câncer (Inca), Programa Estadual de Controle do Tabagismo (Pect), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) se reuniram na manhã desta sexta-feira (27), em Curitiba/PR, para um encontro que integrava a agenda da Semana Mundial sem Tabaco – conscientização que acontece desde a última segunda-feira (23) e que em 2022 está sob a temática “Ajude a proteger a saúde e o Meio Ambiente. Não permita que a nicotina faça parte da sua vida!”.

Realizado presencialmente nas dependências do Cosems-PR, o encontro permitiu aos presentes o diálogo sobre a contextualização dos municípios com o programa do tabagismo no Paraná, onde os presentes puderam apreciar o projeto atualmente em desenvolvimento junto à Sesa-PR – discutindo ainda a possibilidade de apoio dos municípios nas ações de controle de tabagismo no estado.

“É muito importante que nós – entes da saúde pública paranaense – discutamos e implantamos ações nesse sentido, visto que o tabagismo atualmente é a maior causa de mortes evitáveis no mundo. Por possuir uma política consistente acerca do tema há bastante tempo, o nosso Paraná tem sido referência na temática e obtido resultados satisfatórios ao longo dos últimos anos. Queremos contribuir ainda mais para acabar com esse mal que assola a nossa sociedade”, afirma a conselheira fiscal da Região Sul do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Adriane da Silva Jorge Carvalho, gestora de Saúde de Pinhais/PR e uma das participantes da atividade.

O Paraná foi um dos cinco estados brasileiros escolhido para aprimorar as políticas públicas existentes para o controle do tabaco no Brasil. O Estado representa a Região Sul para a expansão das ações no cenário epidemiológico e legislativo do tabagismo. Diante disso, estão sendo realizadas uma série de reuniões e atividades para o fortalecimento de ações para o controle do tabaco, ações estas que deverão ser replicadas em outros estados.

Durante toda a semana, os participantes (membros de conselhos profissionais, Secretarias de Saúde, sociedades científicas, Conselho de Saúde e universidades) dialogam também acerca do estabelecimento de parcerias para criação de uma agenda conjunta e reuniões técnicas com representantes regionais do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e da Assistência Farmacêutica das 22 Regionais de Saúde, entre outros.

“O Paraná possui uma longa história no controle do tabaco. Diante disso e com a colaboração dos demais representantes, queremos fortalecer e estimular que haja essa implementação do Programa com medidas legislativas e sociais ligadas ao controle do tabaco, primeiramente na região sul e posteriormente, sendo reproduzido em todo o Brasil”, conclui a representante do Inca, Vera Borges, reforçando o protagonismo do Paraná no combate ao tabagismo.

Participam das atividades ainda membros da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ), e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Dados

Atualmente, 72% dos municípios paranaenses contam com, ao menos, com uma equipe capacitada para o tratamento do tabagismo, seja na Atenção Primária em Saúde ou na Atenção Especializada. O Programa de Cessação do Tabagismo é ofertado em 288 municípios do Estado. Nos anos de 2019, 2020 e 2021, foram atendidos 10.065, 3.641 e 6.475 usuários, respectivamente pelas equipes do programa, havendo uma redução de 64% dos atendimentos em 2020, comparado ao ano de 2021.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites