Cosems/PR, Sesa/PR e Governador Ratinho Jr dialogam acerca das políticas públicas de saúde em primeiro encontro da CIB/PR em 2021

Por cosemspr - 25 de fevereiro de 2021

Em: NOTÍCIAS

Integrantes do corpo diretivo e técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Secretaria Estadual de Saúde (Sesa/PR) e gestores que representam o Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cresems/PR) se reuniram na manhã da última quarta-feira (24), em Curitiba/PR, para a primeira rodada de discussões pertinentes à Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR) em 2021. Realizado de maneira híbrida, o espaço oferecido para o amplo e participativo debate acerca das políticas públicas de Saúde – temas que consolidam e fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, reuniu cerca de 200 participantes.
Representante do Cosems/PR na oportunidade, o presidente do órgão e secretário municipal de Saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik externou a importância da participação dos presidentes de Cresems in loco, visto a necessidade de discernimento na tomada de decisões que o atual momento exige.
“Agradecemos a Sesa/PR pela sensibilidade de proporcionar que os presidentes de Cresems de todas as regiões de saúde do Estado se fizessem presentes mesmo em meio a essa horrível pandemia. Por vídeo, as reuniões acabam perdendo um pouco da sua sensibilidade e isso é tudo que não pode acontecer neste momento, onde é necessário muito discernimento principalmente nas tomadas de decisões”, afirma.
Participante do evento de maneira on-line, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior agradeceu o apoio dos secretários municipais da Saúde e suas equipes na luta contra o novo coronavírus, ressaltando que o Paraná tem conseguido lidar com a doença e com o contágio de maneira séria e eficaz graças à união de esforços da Sesa/PR, Regionais de Saúde e prefeituras.
“O Paraná tem obtido bons números se comparados aos outros estados porque existe o trabalho e esforço conjunto da Sesa/PR e dos municípios. Diante disso, externamos a nossa gratidão a todos os gestores de saúde no combate ao coronavírus, profissionais que têm empenhado tempo e esforços na gestão da pandemia em prol da população paranaense, desejando também aos novos gestores o discernimento necessário na tomada de decisões. A participação das equipes municipais tem sido fundamental na luta contra a Covid-19”, afirma. É a primeira vez que um chefe do Poder Executivo se reúne com todos os representantes do Cosems/PR.
Também participante do encontro e de maneira interativa, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto finalizou ressaltando a unidade demonstrada entre os gestores municipais e a maior autoridade do Governo do Estado.
“Promovemos todos os dias uma série de ações focalizadas nas cidades, perto das pessoas. E hoje, demonstramos mais uma vez que juntos podemos fazer um enfrentamento melhor. Essa unidade junto ao Governo do Estado e também ao Cosems/PR tem sido primordial para a redução do número de vítimas fatais no Paraná”, conclui.
O próximo encontro da CIB acontece no próximo dia 31 de março, onde Sesa/PR, Cosems/PR e demais órgãos representados irão debater e encaminhar novas demandas referentes às regiões de saúde, de forma democrática.
CIB
A Comissão Intergestores Bipartite caracteriza-se como uma instância de negociação e deliberação quanto aos aspectos operacionais do SUS no âmbito do Estado, sendo constituída paritariamente por representantes dos gestores municipais e do gestor Estadual.
No Paraná a Comissão Intergestores Bipartite, foi instituída através de Resolução do Secretário de Estado da Saúde do Paraná, em 23/06/93, Resolução nº 045/93, sendo composta por 05 representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e 05 representantes dos Secretários Municipais de Saúde, indicados pelo Cosems/PR, com exceção do Secretário Municipal de Saúde de Curitiba, que por tratar-se de capital é membro nato.
Desde a sua criação a CIB/PR vem se reunindo regularmente, sempre com o compromisso de avançar numa política de saúde voltada para a população, buscando consolidar e fortalecer o Sistema Único de Saúde no Paraná.
Saiba mais sobre a CIB clicando aqui.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites