Cosems/PR vai a Brasília para encontros no Conasems, Ministério da Saúde e Câmara dos Deputados

Por cosemspr - 29 de abril de 2021

Em: NOTÍCIAS

Nesta quinta-feira (29), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) – representado pelo seu presidente, Ivoliciano Leonarchik; pela secretária executiva, Leila Pilonetto; e pela coordenadora técnica, Marina Martins, estiveram na capital federal do Brasil para uma série de encontros, discussões e visitas técnicas que visavam o avanço em várias temáticas inerentes ao gestor de saúde do estado do Paraná.
Abrindo a agenda programada em solo brasiliense, os paranaenses realizaram uma visita técnica a sede do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Recepcionados pelo seu presidente, Wilames Freire Bezerra, e pelo seu secretário executivo, Mauro Junqueira, a comitiva levou consigo uma série de pautas imprescindíveis, entre elas a vacinação contra a Covid-19 e o Programa Previne Brasil.
De acordo o presidente Ivo Leonarchik, o apoio institucional do Conasems para a intermediação e resolução das demandas intrínsecas às políticas públicas de saúde em todo o Brasil são de suma importância para que o Sistema Único de Saúde (SUS) continue exercendo seu papel e siga avançando.
“Sabemos da importância e da representatividade do Conasems quando falamos de saúde pública no Brasil. Sabemos dos anos de luta e o quanto este órgão não tem medido esforços para dar todo o suporte que os gestores dos 5.570 municípios necessitam diariamente. Por isso, estar alinhado junto ao órgão – na pessoa do presidente Wilames e do seu secretário Mauro, é de vital importância para que os gestores dos 399 municípios paranaenses continuem sendo representados, possibilitando assim a oferta de um SUS cada vez mais assertivo, inclusivo e igualitário”, cita.
Em seguida, foi o momento dos representantes do Conselho do Paraná serem recebidos nas dependências da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), repartição que integra o bloco do Ministério da Saúde. Reunidos junto a integrantes da parte técnica da organização, a equipe paranaense pode dialogar acerca do processo de habilitação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) nos municípios paranaenses.
Por fim, o encontro que encerrou as tratativas do dia de visitas à capital do país aconteceu nas dependências da Câmara dos Deputados, onde os integrantes da comitiva se reuniram com a também paranaense Leandre Dal Ponte, deputada federal pelo Partido Verde.
Ciente das particularidades do nosso estado e das dificuldades enfrentadas em especial pelos gestores do sudoeste do estado, o encontro com a parlamentar possibilitou a discussão de temas sensíveis como o aumento do repasse de recurso federal para os atendimentos provenientes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de um diálogo sobre a atual situação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) que atuam no estado do Paraná.
“Concluímos este dia intenso de trabalho e visitas extenuados, mas com o sentimento de dever cumprido e convictos, de que a nossa representatividade tem gerado frutos e de que estamos no caminho certo, prontos para avançar ainda mais pensando no melhor para as 22 regiões de saúde do nosso estado”, conclui o presidente do Cosems-PR.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites