Diálogo e pactuação de novas ações de enfrentamento da Covid-19 reúne Cosems e Sesa em Curitiba/PR

Por cosemspr - 08 de junho de 2021

Em: NOTÍCIAS

Integrantes do corpo diretivo e técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e diretores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/PR), estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (8) – em Curitiba/PR, para uma nova rodada de discussões e pactuações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19 no Paraná.
Na oportunidade, o presidente do Cosems/PR e secretário de Saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik, destacou a importância da participação do órgão na construção da saúde em favor dos municípios paranaenses.
“Consideramos o debate e a participação dos 399 municípios através da nossa representatividade muito saudável para a saúde paranaense – onde atuando como parceiros do Governo do Estado, temos a possibilidade de juntos construirmos diretrizes que beneficiem todos esses municípios e a população em geral”, comenta.
Além do diálogo acerca das medidas de enfrentamento ao atual momento pandêmico vivido, os participantes também puderam fazer apontamentos referentes a temáticas de alta relevância. Uma delas foi a respeito da possibilidade de compensação dos municípios que estão seguindo os planos Nacional e Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
“Através da conversa, entramos em consenso em relação a compensação das doses dos grupos gerais de 195 municípios paranaenses que estão seguindo rigorosamente ambos os Planos de Vacinação, situação que trará justiça no sentido de ser igualitário”, explica Leonarchik.
Outra temática abordada diz respeito a testagem por antígeno nos municípios paranaenses visando o monitoramento de contatos. O Estado está recebendo 98 mil testes do Ministério da Saúde e fará a distribuição dos testes seguindo critérios técnicos. Nos próximos dias, uma nova remessa será adquirida pela Sesa/PR e distribuída para que a iniciativa tenha seguimento.
Por fim, a pactuação para a ampliação da vacinação contra a Influenza para todos os trabalhadores da educação (até o momento apenas os professores estavam recebendo as doses) também aconteceu. A possibilidade de ampliação da imunização de grupos prioritários e a necessidade de um novo pedido de orientação junto ao Ministério da Saúde sobre a vacinação das gestantes e puérperas também foram colocados.
“Tivemos as demandas mais importantes encaminhadas e o Cosems/PR é grato por todo esforço realizado pela Sesa e também por cada gestor em seu município. Sabemos do papel fundamental e de responsabilidade do Conselho e da Secretaria de Estado para na orientação de cada ação e quando o esforço e o trabalho acontecem em consenso, a população é a maior beneficiada”, finaliza o presidente do Cosems/PR.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites