Diálogo sobre Instrumentos de Gestão reúne profissionais da saúde da Macrorregional Norte do Paraná

Por cosemspr - 25 de março de 2021

Em: NOTÍCIAS

Uma Roda de Conversa proposta para a discussão acerca da importância do financiamento e do planejamento da saúde no norte do Estado reuniu na manhã da última quarta-feira (24) contadores, gestores de saúde, representantes das regionais de saúde e integrantes das equipes técnicas de planejamento dos municípios que integram a Macrorregional Norte do Paraná, atividade fruto da parceria entre a 16ª, 17ª, 18ª, 19ª e 22ª regionais de saúde, respectivamente. Intitulado “Do Planejamento ao Financiamento”, o diálogo aconteceu de maneira híbrida e contou com a organização e participação dos apoiadores regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).
Iniciada com a fala de abertura e acolhimento das gestoras de Nova Tebas/PR, Márcia Regina Rossi, e de Jataizinho/PR, Verônica Sanches Gomes – profissionais que integram o corpo diretivo do Cosems/PR, a reunião teve sequência com a participação do apoiador de Ivaiporã/PR, João Felipe Marques da Silva, abordando sobre a responsabilidade dos gestores na ordenação de gastos e fazendo apontamentos quanto à gestão de recursos, importância dos princípios da legalidade e a composição do orçamento público, entre outros.
Em seguida, uma completa apresentação sobre Financiamento foi compartilhada com os presentes, relato produzido pela apoiadora responsável pela região de Apucarana/PR, Luana Tironi – manifestação esta que abordou o contexto histórico, blocos de financiamento, programas de trabalho e orçamento da União, entre outros. O acesso ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) para buscas e análise de repasses oriundos da União e o saldo em conta também foi apresentado, desta vez, pela apoiadora responsável pela região de Cornélio Procópio/PR, Eloá Baptistone Wada Helbel.
Por fim, contadores ivaiporanenses contribuíram relatando experiências de organizações de orçamentos através do uso de planilhas financeiras e a importância quanto a execução dos recursos de maneira comparativa com o que se tem de resultado nas ações e serviços de Saúde. No total, cerca de 110 pessoas participaram da ação, participantes estes que ao final da atividade puderam sanar suas dúvidas.
“Feliz por mais esta Roda de Conversa promovida aqui na Macro Norte, ação importante para o saneamento de dúvidas e o apoio aos municípios em relação ao planejamento e financiamento da Saúde. A parceria entre o Cosems/PR – através dos seus apoiadores, e as Regionais têm gerado frutos e possibilitado um importante movimento de Educação Permanente em Saúde (EPS), trazendo a teoria e a prática como partes fundamentais para o fortalecimento dos processos de trabalho”, finaliza o apoiador Rodrigo Luppi, responsável pelo apoio na região de Londrina/PR.
A Macrorregião Norte do Paraná engloba atualmente as regiões de saúde de Apucarana/PR (16ª), Londrina (17ª), Cornélio Procópio (18ª), Jacarezinho (19ª) e Ivaiporã (22ª), divisão que reúne um total de 97 municípios e 1.9 milhão de habitantes, aproximadamente.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites