Em segundo encontro da CIB/PR em 2022, Cosems-PR e Sesa pactuam 2ª dose de reforço contra a Covid-19 para população acima de 80 anos

Por cosemspr - 04 de abril de 2022

Em: COVID-19

Gestores de saúde de todo o Paraná e membros das equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), se reuniram presencialmente na manhã desta quinta-feira (24), em encontro realizado em Curitiba/PR, para o segundo encontro ordinário da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR) em 2022.

Em conjunto, as equipes aprovaram o início da vacinação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos em todo o Estado. A decisão seguiu a recomendação do Ministério da Saúde – anunciada nesta última quarta-feira (23) por meio da Nota Técnica 20/2022, publicada pela pasta. Com a decisão, os 399 municípios paranaenses – responsáveis pela aplicação das doses, poderão vacinar os idosos assim que os imunizantes forem enviados pelo Governo Federal.

“Esse tipo de pactuação é importante para todos os municípios. Estávamos com foco apenas na Covid-19, e agora temos de expandir novas ações para que outras doenças não tenham espaço no Paraná. Manter as crianças protegidas, com o calendário vacinal em dia é fundamental”, cita o presidente do Cosems-PR e secretário de Saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik.

Na sequência, os membros da CIB/PR puderam dialogar e aprovar a nova Linha Guia de Cuidado Materno Infantil do Paraná. Em sua 8ª edição, a proposta aumenta o valor do repasse para parto de risco habitual em 100% do praticado atualmente. Além do aumento, foi anunciado também um incremento de R$ 30 milhões de reais na Rede de Atenção Materno Infantil.

Ao final do encontro, houve a aprovação das indicações de hospitais do Paraná para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a homologação dos municípios que receberão a Telecardiologia – serviço de telediagnóstico que disponibiliza laudos de eletrocardiograma on-line, além do custeio de ações de Vigilância, prevenção e controle das Ist/Aids e hepatites virais – do grupo de Vigilância em Saúde, entre outros.

Além do seu presidente, participaram do encontro representando o Cosems-PR a 1ª diretora administrativa e secretária de Saúde de Curitiba/PR, Márcia Huçulak; o 1º diretor financeiro e gestor de Saúde de Campo Mourão/PR, Sérgio Henrique dos Santos; e conselheiro fiscal titular e secretário de Saúde de Bandeirantes/PR, Wanderson de Oliveira.

*Com informações de www.saude.pr.gov.br .

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites