Em último encontro da CIB/PR em 2022, Estado e municípios pactuam ações de saúde

Por cosemspr - 07 de dezembro de 2022

Em: ATENÇÃO EM SAÚDE

No último encontro da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), realizada na última terça-feira (6), em Curitiba/PR, Estado e municípios aprovaram novas diretrizes e ações para o fortalecimento da Atenção Primária e Vigilância em Saúde. As pactuações são formalidades para a execução das políticas públicas.

Além do aumento no repasse do programa de fortalecimento da Vigilância em Saúde (VigiaSus), também foram debatidas novas ações e diretrizes do cenário pós-pandemia, como o manejo de comorbidades, atenção e alimentação adequada, controle do álcool e tabagismo.

“Gostaria de evidenciar e agradecer a parceria que temos com o Estado na figura do secretário Beto Preto e do governador Ratinho Junior. Os desafios são constantes e acredito que no próximo ano será possível traçar ainda mais objetivos em parceria, principalmente com os municípios que vivenciam e operacionalizam o trabalho da saúde lá na ponta”, destacou o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) e secretário de Saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik, umas das autoridades que compuseram a mesa.

O encontro possibilitou ainda aos presentes o debate sobre as diretrizes do Plano Estadual pelo fim da Tuberculose até 2030, que vai nortear ações de profissionais e atuação dos serviços de assistência; a qualificação da assistência ao pré-natal, parto e puerpério – com a aprovação do incremento de R$ 75 milhões para a Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami); alterações no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19; a atualização do plano de ação de saúde da pessoa com deficiência – com a proposta de inclusão de pleitos para a habilitação de novos Centros de Reabilitação; habilitação para recebimento de incentivos estaduais por parte dos municípios em relação a transporte sanitário; equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e saúde bucal; alterações no fluxo do atendimento emergencial da Doença Falciforme no Estado, e por fim, a descentralização do Centro de Pesquisa e Atendimento a Travestis e Transexuais (CPATT) para Curitiba/PR.

Além do seu presidente, compuseram a mesa de autoridades representando o Cosems-PR a atual vice-presidente e gestora de Saúde de Corbélia/PR, Cleide Teresinha dos Santos Messias, além do diretor Financeiro e secretário de Saúde de Campo Mourão/PR, Sérgio Henrique dos Santos.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites