Na última semana (dias 23 e 24), respectivamente, integrantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) foram à São Paulo/SP representar o órgão em encontros do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), do Projeto ImunizaSUS e do Grupo Técnico de Trabalho da Assistência Farmacêutica (GTTAF). As reuniões foram realizadas durante a 30ª edição da Feira Hospitalar – maior evento da área da Saúde na America Latina, e contaram com a representatividade do presidente do Cosems-PR e gestor de Saúde de Mangueirinha/PR Ivoliciano Leonarchik; a secretária de Saúde de Pinhais/PR e conselheira fiscal – Região Sul do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Adriane da Silva Jorge Carvalho; além da assessora técnica Ediane Mance e da apoiadora regional Regina Peron.
“O Cosems-PR tem exercido um papel de vanguarda muito grande quando tratamos de educação em saúde e estar presente em todos os momentos de discussão da saúde brasileira é primordial para pra que continuemos colaborando com essa construção e nos desenvolvendo enquanto representantes dos gestores paranaenses. Aqui, participamos de dias intensos de diálogo e contribuição em discussões de grande importância para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Leonarchik.
CONARES
No encontro do Conares, além da análise de conjuntura – temática conduzida pelo secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, os diversos representantes das secretarias municipais de saúde de todo Brasil apreciaram e deliberaram sobre pautas como a apresentação da Comissão Organizadora do 37º Congresso do Conasems; a apresentação do projeto A Casa, feito em parceria com o Conacs, Ipads e Johnson & Johnson; além de encaminhamentos referentes ao projeto ImunizaSUS. Durante o encontro, foram feitas também deliberações a respeito do processo eleitoral da diretoria do Conasems, bem como da votação para a escolha da próxima cidade sede do congresso do conselho em 2024.
IMUNIZASUS
Na terça-feira (23), foi realizada a 5° Oficina Temática do ImunizaSUS. O tema central da reunião foi a Cadeia produtiva público e privada e a produção de imunizantes para o fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações. Entre as pautas destaques, estiveram o combate às fake news, a queda da cobertura vacinal e a necessidade de colaborações entre o setor público e privado para o incremento de tecnologia e retomada do prestígio da vacinação no Brasil.
A oficina foi composta por duas mesas: na primeira delas, o assunto foi o cenário da cadeia produtiva pública e aquisição de imunizantes pela Organização Pan-Americana da Saúde para as demandas do calendário vacinal; na segunda delas, a perspectiva tecnológica do setor produtivo de imunizantes para os desafios do Programa Nacional de Imunizações foi o mote central.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Os integrantes do GTTAF se reuniram na quarta-feira (24) para discutir sobre a participação dos seus membros durante o próximo Congresso Nacional do Conasems. O grupo é o responsável por elaborar produtos que atualmente tem subsidiados discussões com o Ministério da Saúde (MS), como o App Monitora AF – que entre outros retrata o desabastecimento de medicamentos; o Instrumento de Referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica (AB); e os diversos cursos oferecidos em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
O grupo também participou do alinhamento de temáticas discutidas no Grupo Técnico da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) – como as incorporações de tecnologias, o programa QualifarSUS, e o financiamento da Assistência Farmacêutica (AF).