Equipes regionais de saúde participam de alinhamento conceitual para continuidade do PRI no Paraná

Por cosemspr - 02 de agosto de 2022

Em: ATENÇÃO EM SAÚDE

Integrantes do corpo técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e Ministério da Saúde – além de consultores do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e profissionais das equipes regionais das 22 regiões de Saúde do Estado estiveram reunidos na última terça-feira (2), em Curitiba/PR, para uma programação presencial voltada ao alinhamento conceitual e a continuidade do Planejamento Regional Integrado (PRI) em solo paranaense.

Estratégia de coordenação promovida pela Sesa-PR, o Projeto Regionalização tem como principal objetivo o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde como arranjo organizativo de ações e serviços de saúde, ação que busca preservar, recuperar e melhorar a saúde das pessoas e da comunidade como um todo.

O presidente do Cosems-PR e secretário municipal de Saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik, foi uma das personalidades que integrou a mesa de abertura do encontro. Além de citar a importância da articulação interfederativa, ele reiterou a necessidade da manutenção e do avanço do PRI no sentido de identificar onde e o que é preciso criar e ampliar na saúde do Paraná.

“É através da Regionalização que temos ciência de como está o serviço ofertado para a população, o que existe de lacuna e o que podemos remanejar ou planejar para o futuro, pensando sempre em otimizar a oferta de saúde, obtendo a eficiência financeira e operacional que a população paranaense tanto precisa e anseia. Avançar neste aspecto é fundamental para o desenvolvimento institucional do SUS”, relata.

Entre as temáticas abordadas pelos presentes, destaque para os processos de implementação da Regionalização e os desafios de cada município; o alinhamento da estratégia com o projeto nacional e a apresentação da proposta Proadi-SUS para a Regionalização no Paraná. O balanço do avanço da estratégia e a projeção das próximas etapas PRI no Estado também foram sinalizadas.

No Paraná, a iniciativa teve seu início ainda em 2019 e foi interrompida por conta da pandemia do novo coronavírus, sendo retomada de maneira gradual desde 2021. Até o momento, foram realizadas oficinas em Maringá/PR (Macrorregião Noroeste); Londrina/PR (Macrorregião Norte); Foz do Iguaçu/PR (Macrorregião Oeste); e Paranaguá/PR (Macrorregião Leste), encontros estes que foram conduzidos por integrantes do Grupo Condutor Estadual – formado por representantes da Sesa/PR e do Cosems-PR em articulação com os municípios, e com participação da União (Ministério da Saúde) – a partir da configuração das regiões de saúde definidas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Além do presidente do Cosems-PR, participaram da mesa de abertura do evento o secretário de Estado da Saúde, Dr. César Augusto Neves Luiz; o Diretor Geral da Sesa-PR, Nestor Werner Junior; o articulador do Hospital A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Carlos Pilz, e Nathalia da Silveira Derengowski – da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF) da Superintendência do Ministério da Saúde no Paraná.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites