Gestores da 7ª e 8ª Regiões de Saúde participam de oficina para a discussão de Instrumentos de Gestão

Por cosemspr - 26 de março de 2021

Em: NOTÍCIAS

Gestores de Saúde que integram o Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems), membros das equipes técnicas municipais e representantes e diretoria da 7ª e 8ª Regionais de Saúde (Pato Branco/PR e Francisco Beltrão/PR, respectivamente), se uniram na manhã da última quarta-feira (24) – de maneira virtual, para a realização de uma oficina temática para a discussão dos principais Instrumentos de Gestão em Saúde para os municípios de cada região.
Fruto da parceria entre a parte diretiva das Regionais e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) – representados na ocasião pelo seu presidente e gestor de saúde de Mangueirinha/PR, Ivo Leonarchik; pela Assessora Técnica Giorgia Regina Luchese e pelos apoiadores regionais Nadiane Carla Schlosser, Mateus Magri e Luna Rezende Machado de Souza, a ação possibilitou aos participantes um importante espaço para o diálogo em prol da organização das estruturas de trabalho pensando no planejamento para 2021, ano em que será necessária a construção do Plano Municipal de Saúde, bem como orientá-los quanto ao preenchimento dos relatórios quadrimestrais e anuais obrigatórios.
A discussão acerca da plataforma DigiSus – que permite a todo cidadão brasileiro o acesso gratuito a vários serviços sobre o seu histórico de atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) também foi oportunizada. Temáticas como os indicadores e o modo de qualificá-los junto aos processos de trabalho dentro do programa também foram promovidas.
Por fim, o encontro permitiu aos gestores mais antigos uma eficiente capacitação quanto ao alinhamento e qualificação das ferramentas de gestão, possibilitando ainda aos secretários recém-empossados uma ambientação completa aos temas que daqui pra frente farão parte do seu dia a dia de cada um.
A 7ª Região de Saúde está situada na Macrorregional Oeste, tendo sua população estimada em 250 mil habitantes. Compõe a subdivisão atualmente os municípios de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara d’Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino.
Já a 8ª Região de Saúde – também situada na Macrorregional Oeste, tem sua população estimada em 325 mil habitantes. Compõe a subdivisão os municípios de Ampére, Barracão, Bela Vista do Carobá, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste e Verê.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites